A batida binaural é uma ilusão auditiva. Quando dois sons de frequências ligeiramente diferentes são enviados para os nossos ouvidos, o cérebro percebe uma batida, um ritmo, uma frequência fixa: a batida binaural.
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).
Se ouvido esquerdo recebe uma frequência de 210 Hz e o ouvido direito uma frequência de 200 Hz, a frequência sonora percebida pelo cérebro é a diferença entre estas duas frequências, ou seja, um batimento binaural de 10 Hz.
Porquê usar batimentos binaurais? Sincronizar os hemisférios cerebrais
A atividade neural do nosso cérebro gera corrente elétrica. De facto, a interação dos neurónios uns com os outros cria oscilações que podem ser percebidas por um eletroencefalograma e traduzidas em ondas cerebrais. As ondas cerebrais podem ser influenciadas por elementos externos, tais como efeitos de ressonância, a batida regular de um tambor, o canto gregoriano ou a atividade física rítmica.
Como sabemos, o nosso cérebro é constituído por dois hemisférios que funcionam na sua maioria de forma independente. O hemisfério esquerdo, que é frequentemente dominante, é a sede da lógica e da razão, enquanto o hemisfério direito é a sede da criatividade.
🧠 Os sons binaurais podem sincronizar os dois hemisférios para melhorar o bem-estar e a concentração. Em 1973, Gerald Oster, um psicólogo americano, descobriu que o cérebro emite ondas específicas quando há duas frequências diferentes. Assim, consegue sincronizar a sua atividade a um ritmo proposto.
Os 5 tipos de frequências de ondas geradas pelo cérebro
As ondas deltas (0,5 a 3 Hz)
Estas são as mais lentas. Estão sobretudo associadas ao sono profundo ou meditação. Ajudam a encontrar e a deslizar para um sono profundo.
As ondas tetas (3 a 8 Hz)
Estas ondas estão ligadas a sono leve, sonolência. A sincronização do cérebro com estas frequências é ideal para entrar num estado meditativo, reduzindo a ansiedade, aliviando a dor crónica, encorajando a aprendizagem e a meditação.
As ondas alfa (8 a 12 Hz)
Estas ondas correspondem a um estado acalmado do cérebro consciente. A sincronização do seu cérebro com estas frequências pode ajudar com criatividade ou relaxamento, especialmente depois de uma longa sessão de trabalho. Também melhoram a função cerebral durante tarefas que envolvem memória e criatividade.
As ondas beta (12 a 38 Hz)
Este é o estado de estar acordado/a, alerta e concentrado/a. Estas frequências estão associadas à resolução de problemas, pensamentos complexos, capacidades motoras e raciocínio na vida quotidiana. Estas batidas binaurais melhoram o humor, o desempenho e a memória a longo prazo. Para melhorar a sua concentração durante uma sessão de trabalho ou para ficar em forma durante uma sessão desportiva, estas batidas são ideais.
A frequência das ondas cerebrais varia de acordo com a nossa atividade e os batimentos binaurais podem ajudar-nos a estar mais relaxados, mais criativos, a encontrar o sono, a ter uma sessão de meditação eficaz, mas também a fazer uma viagem astral. De facto, se procura musica para viagens astrais, as batidas binaurais podem ser uma ajuda eficaz.
Como fazer uma viagem astral com sons binaurais?
Afim de fazer uma viagem astral ou projeção, precisamos de relaxar e libertar verdadeiramente toda a tensão do nosso corpo. A meditação profunda é uma das chaves para alcançar este estado de relaxamento profundo que permite a projeção astral. Também poderiam usar batimentos binaurais. Estes sons conduzirão o seu cérebro a um estado cerebral theta, na fronteira entre a vigília e o sono, permitindo ao seu corpo encontrar as vibrações certas para experimentar com sucesso as viagens astrais.
Quais os perigos das batidas binaurais?
Há pouca investigação sobre os efeitos dos sons binaurais, e é por isso que são por vezes criticados. Como com qualquer coisa, demasiadas coisas são más. Se usadas com demasiada frequência, os batimentos binaurais podem levar a distúrbios do sono, ataques de ansiedade ou vício. As batidas binaurais ajudam a suprimir as vaguezas mentais afim de aguçar o nosso foco e atenção para o trabalho, ou para experimentar a atenção à meditação ou à redução do stress. Em doses razoáveis, cerca de 10 a 15 minutos por dia, são particularmente eficazes e seguras.