Sons binaurais: ilusão auditiva que encanta o cérebro

Atualizado no dia por Inês Moreira

Para meditar, relaxar ou simplesmente para dormir melhor, uma ilusão auditiva poderia ajudá-lo/a: batida binaural. Hoje lhe explicamos como os sons binaurais são bons para o seu cérebro.

A batida binaural é uma ilusão auditiva. Quando dois sons de frequências ligeiramente diferentes são enviados para os nossos ouvidos, o cérebro percebe uma batida, um ritmo, uma frequência fixa: a batida binaural.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Se ouvido esquerdo recebe uma frequência de 210 Hz e o ouvido direito uma frequência de 200 Hz, a frequência sonora percebida pelo cérebro é a diferença entre estas duas frequências, ou seja, um batimento binaural de 10 Hz.


Porquê usar batimentos binaurais? Sincronizar os hemisférios cerebrais

A atividade neural do nosso cérebro gera corrente elétrica. De facto, a interação dos neurónios uns com os outros cria oscilações que podem ser percebidas por um eletroencefalograma e traduzidas em ondas cerebrais. As ondas cerebrais podem ser influenciadas por elementos externos, tais como efeitos de ressonância, a batida regular de um tambor, o canto gregoriano ou a atividade física rítmica.

Como sabemos, o nosso cérebro é constituído por dois hemisférios que funcionam na sua maioria de forma independente. O hemisfério esquerdo, que é frequentemente dominante, é a sede da lógica e da razão, enquanto o hemisfério direito é a sede da criatividade.

🧠 Os sons binaurais podem sincronizar os dois hemisférios para melhorar o bem-estar e a concentração. Em 1973, Gerald Oster, um psicólogo americano, descobriu que o cérebro emite ondas específicas quando há duas frequências diferentes. Assim, consegue sincronizar a sua atividade a um ritmo proposto.


Os 5 tipos de frequências de ondas geradas pelo cérebro

As ondas deltas (0,5 a 3 Hz)

Estas são as mais lentas. Estão sobretudo associadas ao sono profundo ou meditação. Ajudam a encontrar e a deslizar para um sono profundo.


As ondas tetas (3 a 8 Hz)

Estas ondas estão ligadas a sono leve, sonolência. A sincronização do cérebro com estas frequências é ideal para entrar num estado meditativo, reduzindo a ansiedade, aliviando a dor crónica, encorajando a aprendizagem e a meditação.


As ondas alfa (8 a 12 Hz)

Estas ondas correspondem a um estado acalmado do cérebro consciente. A sincronização do seu cérebro com estas frequências pode ajudar com criatividade ou relaxamento, especialmente depois de uma longa sessão de trabalho. Também melhoram a função cerebral durante tarefas que envolvem memória e criatividade.


As ondas beta (12 a 38 Hz)

Este é o estado de estar acordado/a, alerta e concentrado/a. Estas frequências estão associadas à resolução de problemas, pensamentos complexos, capacidades motoras e raciocínio na vida quotidiana. Estas batidas binaurais melhoram o humor, o desempenho e a memória a longo prazo. Para melhorar a sua concentração durante uma sessão de trabalho ou para ficar em forma durante uma sessão desportiva, estas batidas são ideais.

A frequência das ondas cerebrais varia de acordo com a nossa atividade e os batimentos binaurais podem ajudar-nos a estar mais relaxados, mais criativos, a encontrar o sono, a ter uma sessão de meditação eficaz, mas também a fazer uma viagem astral. De facto, se procura musica para viagens astrais, as batidas binaurais podem ser uma ajuda eficaz.


Como fazer uma viagem astral com sons binaurais?

Afim de fazer uma viagem astral ou projeção, precisamos de relaxar e libertar verdadeiramente toda a tensão do nosso corpo. A meditação profunda é uma das chaves para alcançar este estado de relaxamento profundo que permite a projeção astral. Também poderiam usar batimentos binaurais. Estes sons conduzirão o seu cérebro a um estado cerebral theta, na fronteira entre a vigília e o sono, permitindo ao seu corpo encontrar as vibrações certas para experimentar com sucesso as viagens astrais.


Quais os perigos das batidas binaurais?

Há pouca investigação sobre os efeitos dos sons binaurais, e é por isso que são por vezes criticados. Como com qualquer coisa, demasiadas coisas são más. Se usadas com demasiada frequência, os batimentos binaurais podem levar a distúrbios do sono, ataques de ansiedade ou vício. As batidas binaurais ajudam a suprimir as vaguezas mentais afim de aguçar o nosso foco e atenção para o trabalho, ou para experimentar a atenção à meditação ou à redução do stress. Em doses razoáveis, cerca de 10 a 15 minutos por dia, são particularmente eficazes e seguras.

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia no dia-a-dia

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se para mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unir o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

A vidência é perigosa? Como evitar as vigarices?

A vidência tem um pouco má reputação apesar de ajudar a ver de forma mais clara nalguns momentos sombrios e de recuperar a confiança para enfrentar o futuro. Mas cuidado, quando praticada por falsos especialistas que se aproveitam de momentos de fraqueza, a vidência poderá ser perigosa. Saiba se a vidência é perigosa ou não.

Horóscopo de Amanhã

Sol em Gémeos em Conjunção com Mercúrio em Gémeos "Neste dia, permita que a luz do conhecimento ilumine o caminho da compreensão. Aproveite a energia desta conjunção para expandir a mente e aprofundar a comunicação com o parceiro(a)."

Horóscopo Diário

Lua em Virgem Oposição Saturno em Peixes "A paciência e a persistência são as chaves para superar os desafios. Acredite na sabedoria do teu espírito e na força do teu coração."

Artigos favoritos

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto quer dizer que o seu Anjo da Guarda está a tentar enviar-lhe uma mensagem… Surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Ascendente: descubra como influencia o seu quotidiano, as suas relações e o seu Signo Solar!

Conhecer o seu ascendente é algo essencial se quer saber a 100%, o que lhe reservam os astros. Este poderá ajudá-lo/a a compreender o porquê de alguns comportamentos e que imagem transmite aos outros… Calcule o seu ascendente gratuitamente e descubra como este influencia o seu Signo Solar e as suas relações. É um cálculo simples e apenas precisa de ter a hora e o local do seu nascimento.

Signos do Zodíaco: características, curiosidades, segredos...

Pretende saber tudo sobre o seu Signo do Zodiaco? Gostaria de saber quais são as características do seu Signo? Os pontos fortes e fracos? Quais são os signos mais sensíveis? Mais impulsivos? Como é que reage a determinadas situações e sentimentos tendo em conta o seu signo? Descubra tudo!

Qual é o significado das penas?

Nada parece mais banal do que uma pena, e no entanto, a pena é inseparável da ave. Por isso, tem uma ligação com os céus. Não admira então que os Anjos da Guarda as espalhem pelo nosso caminho para nos enviarem uma mensagem. Sim, mas que mensagem? De acordo com a cor da pena, qual é o significado e o poder desta mensagem angélica?

Horas iguais 11h11: veja o lado positivo

Muitos de nós já olhámos para o relógio e vimos 11h11. É claro que achamos engraçado, mas também é algo que nos intriga… Porquê esta hora especificamente? Porque é que olhou para o relógio neste momento? Terá algum significado especial?

O que diz o seu Signo sobre si?