Sons binaurais: ilusão auditiva que encanta o cérebro

Atualizado no dia por Inês Moreira

Para meditar, relaxar ou simplesmente para dormir melhor, uma ilusão auditiva poderia ajudá-lo/a: batida binaural. Hoje lhe explicamos como os sons binaurais são bons para o seu cérebro.

A batida binaural é uma ilusão auditiva. Quando dois sons de frequências ligeiramente diferentes são enviados para os nossos ouvidos, o cérebro percebe uma batida, um ritmo, uma frequência fixa: a batida binaural.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Se ouvido esquerdo recebe uma frequência de 210 Hz e o ouvido direito uma frequência de 200 Hz, a frequência sonora percebida pelo cérebro é a diferença entre estas duas frequências, ou seja, um batimento binaural de 10 Hz.


Porquê usar batimentos binaurais? Sincronizar os hemisférios cerebrais

A atividade neural do nosso cérebro gera corrente elétrica. De facto, a interação dos neurónios uns com os outros cria oscilações que podem ser percebidas por um eletroencefalograma e traduzidas em ondas cerebrais. As ondas cerebrais podem ser influenciadas por elementos externos, tais como efeitos de ressonância, a batida regular de um tambor, o canto gregoriano ou a atividade física rítmica.

Como sabemos, o nosso cérebro é constituído por dois hemisférios que funcionam na sua maioria de forma independente. O hemisfério esquerdo, que é frequentemente dominante, é a sede da lógica e da razão, enquanto o hemisfério direito é a sede da criatividade.

🧠 Os sons binaurais podem sincronizar os dois hemisférios para melhorar o bem-estar e a concentração. Em 1973, Gerald Oster, um psicólogo americano, descobriu que o cérebro emite ondas específicas quando há duas frequências diferentes. Assim, consegue sincronizar a sua atividade a um ritmo proposto.


Os 5 tipos de frequências de ondas geradas pelo cérebro

As ondas deltas (0,5 a 3 Hz)

Estas são as mais lentas. Estão sobretudo associadas ao sono profundo ou meditação. Ajudam a encontrar e a deslizar para um sono profundo.


As ondas tetas (3 a 8 Hz)

Estas ondas estão ligadas a sono leve, sonolência. A sincronização do cérebro com estas frequências é ideal para entrar num estado meditativo, reduzindo a ansiedade, aliviando a dor crónica, encorajando a aprendizagem e a meditação.


As ondas alfa (8 a 12 Hz)

Estas ondas correspondem a um estado acalmado do cérebro consciente. A sincronização do seu cérebro com estas frequências pode ajudar com criatividade ou relaxamento, especialmente depois de uma longa sessão de trabalho. Também melhoram a função cerebral durante tarefas que envolvem memória e criatividade.


As ondas beta (12 a 38 Hz)

Este é o estado de estar acordado/a, alerta e concentrado/a. Estas frequências estão associadas à resolução de problemas, pensamentos complexos, capacidades motoras e raciocínio na vida quotidiana. Estas batidas binaurais melhoram o humor, o desempenho e a memória a longo prazo. Para melhorar a sua concentração durante uma sessão de trabalho ou para ficar em forma durante uma sessão desportiva, estas batidas são ideais.

A frequência das ondas cerebrais varia de acordo com a nossa atividade e os batimentos binaurais podem ajudar-nos a estar mais relaxados, mais criativos, a encontrar o sono, a ter uma sessão de meditação eficaz, mas também a fazer uma viagem astral. De facto, se procura musica para viagens astrais, as batidas binaurais podem ser uma ajuda eficaz.


Como fazer uma viagem astral com sons binaurais?

Afim de fazer uma viagem astral ou projeção, precisamos de relaxar e libertar verdadeiramente toda a tensão do nosso corpo. A meditação profunda é uma das chaves para alcançar este estado de relaxamento profundo que permite a projeção astral. Também poderiam usar batimentos binaurais. Estes sons conduzirão o seu cérebro a um estado cerebral theta, na fronteira entre a vigília e o sono, permitindo ao seu corpo encontrar as vibrações certas para experimentar com sucesso as viagens astrais.


Quais os perigos das batidas binaurais?

Há pouca investigação sobre os efeitos dos sons binaurais, e é por isso que são por vezes criticados. Como com qualquer coisa, demasiadas coisas são más. Se usadas com demasiada frequência, os batimentos binaurais podem levar a distúrbios do sono, ataques de ansiedade ou vício. As batidas binaurais ajudam a suprimir as vaguezas mentais afim de aguçar o nosso foco e atenção para o trabalho, ou para experimentar a atenção à meditação ou à redução do stress. Em doses razoáveis, cerca de 10 a 15 minutos por dia, são particularmente eficazes e seguras.

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Artigos favoritos

Horas iguais 17h17: força interior para resolver conflitos...

As horas iguais como, 17h17 fazem-nos questionar muitas coisas. É raro vê-las, por isso são misteriosas e parecem chamar-nos a atenção. Cada hora igual traz dentro de si um significado, uma mensagem do nosso Anjo da Guarda. É por isso que não devem ser ignoradas. Revelamos tudo sobre a hora 17h17.

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto quer dizer que o seu Anjo da Guarda lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Qual é o significado das penas?

Nada parece mais banal do que uma pena, e no entanto, a pena é inseparável da ave. Por isso, tem uma ligação com os céus. Não admira então que os Anjos da Guarda as espalhem pelo nosso caminho para nos enviarem uma mensagem. Sim, mas que mensagem? De acordo com a cor da pena, qual é o significado e o poder desta mensagem angélica?

Horóscopo de Amanhã

Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã. - Victor Hugo

O que diz o seu Signo sobre si?