Já todos nós tivemos, pelo menos uma vez, um zumbido nos nossos ouvidos. É uma sensação relativamente desagradável. Por vezes o zumbido é provocado pelo ruído ambiental, pela idade ou stress, mas também é o resultado de algumas crenças.
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).
Porque é que temos orelhas a zumbir?
“Ter ouvidos a apitar” é uma expressão muito popular que significa que as pessoas dizem coisas más sobre nós. Mas esta expressão não nasceu ao acaso: as primeiras referências das orelhas que zumbem datam dos tempos antigos. Esta expressão provém da crença de que se pode tirar presságios do zumbido das orelhas.
Ouvir sons fantasmas
Para os humanos, ouvir sons inexistentes e que aparecem de repente não é tranquilizador. É até bastante perturbador, e é por isso que procuramos tranquilizar-nos, agarrando-nos às nossas crenças.
Zumbido na orelha esquerda
Se o zumbido vem do lado do coração, ou seja do lado esquerdo, significa que alguém está a falar bem de si. Alguém está a elogiar os seus méritos, a dizer a alguém o quanto o/a ama ou a mencionar as suas qualidades. É também um sinal de que um perigo iminente pode estar a chegar. Esteja atento/a!
Zumbido na orelha direita
Quando o zumbido provém da orelha direita, significa que alguém está a falar mal de si. Alguém o/a está provavelmente a criticar, dizendo coisas abusivas nas suas costas. Mas um zumbido na orelha direita pode também sinalizar ciúmes. Portanto, não se preocupe demasiado com as coisas que as pessoas dizem sobre si, são certamente alimentadas por este ciúme para consigo.
Se as suas orelhas ardem frequentemente
Há muitas causas físicas para os zumbidos temporários ou contínuos nos ouvidos. É por isso que, se tiver zumbidos frequentes nos ouvidos, não hesite em consultar um médico ou um otorrinolaringologista, que será capaz de tratar este zumbido que pode por vezes causar insónia, problemas de concentração ou irritabilidade.
Em suma, na maioria dos casos, ter orelhas a zumbir nunca é realmente agradável e nem sempre é um bom sinal. No final, faz parte de uma das dores corporais de que podemos prescindir!