O que é a Sincronicidade? Definição e alguns exemplos

Atualizado no dia por Inês Moreira

Todas as coincidências misteriosas mas felizes que nos rodeiam têm um nome: sincronicidade. "Como que por magia” estas manifestam-se no momento certo e permitem-nos desbloquear uma situação, alcançar os nossos desejos ou criar uma ligação entre o nosso pensamento e a realidade. É como se o Universo nos ajudasse. Descubra a sincronicidade, a definição deste conceito vindo da psicologia analítica e alguns exemplos!

O que é a Sincronicidade? Definição e alguns exemplos
Sumário:

Como se um anjo da guarda estivesse constantemente a olhar por nós, nada na vida se deve ao acaso...

Sincronicidade: definição destas coincidências felizes

O psiquiatra Carl Jung descobriu a sincronicidade e elaborou a seguinte definição: "É a ocorrência simultânea de acontecimentos que parecem estar intimamente relacionados, mas que não têm uma relação causal visível." Podemos também falar do alinhamento entre os nossos pensamentos e a realidade, e mais vulgarmente de coincidências felizes.

De facto, a vida é uma ocorrência de acontecimentos simultâneos. Pensa em alguém e encontra essa mesma pessoa na hora seguinte? Tudo faz sentido quando concentramos a atenção no que está a acontecer à nossa volta. As consequências da sincronicidade, embora não relacionadas logicamente, fazem-nos sentir guiados e apoiados na realização dos nossos desejos por uma "força superior". É como se o Universo desse respostas às necessidades que expressamos conscientemente ou não. Como se uma ação transcendesse o espaço e o tempo. O acaso não existe, mas sim a sincronicidade!

intuition

Ser receptivo a estes acontecimentos fortuitos permite-nos desenvolver a nossa intuição. Desta forma, podemos utilizar estes sinais em nosso benefício, para nos lembrarmos de que não somos apenas seres físicos, mas que tudo está intimamente ligado


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


A sincronicidade: 5 exemplos

O psiquiatra Carl Gustav Jung estava numa consulta com uma paciente que lhe contava um sonho em que lhe fora dada uma jóia em forma de escaravelho. Naquele momento, um animal semelhante ao da história começou a bater no vidro do consultório, para tentar entrar. Foi assim que nasceu o conceito de sincronicidade.

penser femme

Na nossa vida, encontramos situações que parecem banais, mas que merecem a nossa atenção. Vejamos estes 5 exemplos.

  • Olhar para o relógio e ver que são 11h11 ou qualquer outra hora igual.
  • Pensar na mesma coisa que outra pessoa sem se consultarem primeiro.
  • Querer comer num restaurante, por exemplo italiano, e não conhecer nenhum na zona, mas encontrar involuntariamente um folheto que informa que há um mesmo ao lado.
  • Abrir uma revista de forma inconsciente e encontrar a informação de que necessita para avançar.
  • Tropeçar em algo que já procurava há muito tempo, em vão.

Não ignore as mensagens do Universo e descubra também as 9 provas de que o Universo lhe envia um sinal. Este está  a tentar entrar em contacto consigo! 

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste Verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos-lhe quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. Será que o seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, e queremos ser as mais belas e "estilosas"! Mas são tantas as tendências e as influências que tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

Quais os signos que viverão um mês de junho perfeito?

O verão está a chegar e o mês de junho a começar. Novo mês, novas oportunidades e em junho haverá umas quantas… Alguns signos aproveitarão uma energia especial no início do verão para viverem momentos inesquecíveis e alcançar os objetivos esperados. Descubra quais os 4 signos que terão um excelente mês de junho!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Últimos artigos

Estou dependente das consultas de vidência: o que fazer?

A dependência às consultas de vidência existe de verdade. Se está a sofrer de problemas pessoais e não consegue parar de recorrer aos serviços de consultas de vidência, então está provavelmente viciado/a. Nenhum vício é bom e todos conduzem a uma profunda infelicidade. O que é que se pode fazer quando se está dependente da vidência? Como é que se deixa de ser viciado/a em vidência? Podemos ajudar!

Como pode saber se tem o dom da vidência? Faça o teste

Tem a sensação de sentir as pessoas e os acontecimentos à sua volta, ao ponto de adivinhar situações com antecedência? Já lhe disseram muitas vezes que tem um dom e essa ideia entrou na sua cabeça. E se tem o dom da vidência? Quais são os sintomas deste dom? Como ter a certeza? Saiba como.

Número de ouro: símbolo de perfeição e harmonia 🌟

Já alguma vez pensou no verdadeiro significado do número de ouro? Este número misterioso, que desde a antiguidade tem fascinado matemáticos, artistas e filósofos, tem muitos segredos. Deixe-se guiar enquanto explora este poderoso símbolo, omnipresente na natureza e portador de energia positiva. Prepare-se para descobrir como este número notável pode influenciar a sua vida e ajudá-lo/a a alcançar a harmonia interior.

Qual é o melhor site de vidência por telefone?

O número de sites de vidência tem vindo a aumentar, o que dificulta a missão de encontrar o site certo. Como saber qual é um bom site de vidência por telefone? Como escolher o melhor? Aqui ficam algumas dicas para o/a orientar.

Artigos favoritos

💋 Quais são os 7 benefícios do Beijo? - surpreenda-se! 💋

Deseja libertar-se do stress e das energias negativas que o/a atormentam? Sabe o que um simples beijo poderá fazer pelo seu bem-estar? Prepare-se para descobrir o lado positivo e os benefícios surpreendentes que se escondem por detrás de um beijo! Explore como este gesto simples é capaz de transformar o seu estado emocional e de o/a ajudar na sua vida.

Como comunicar com o Além?

Alguns Videntes praticam a escrita automática para comunicar com o Além. Mas sabia que esta prática enigmática pode ser utilizada por todos? Venha descobrir…

Runas Haglas

Divididas em três famílias, as Runas são um dos mais antigos oráculos… Descubra o que significam as Runas da família Haglas e que impacto têm na sua vida!

O que diz o seu Signo sobre si?