Meio-do-Céu: o que é? Que papel desempenha num mapa astral?

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Quando observamos um mapa astral, podemos distinguir, para além das 12 casas astrológicas, dois eixos principais, um vertical e outro horizontal. Estes são os eixos principais de um mapa astral. O eixo horizontal é o do ascendente (à esquerda), o descendente (à direita) e o eixo vertical é do Meio-do-Céu (em cima) e o fundo (em baixo). Mas o que é o Meio-do-Céu? Como interpretá-lo no seu mapa astral?


Já sabe que o ascendente representa o ego e o descendente dá informações sobre as suas relações e associações. Mas então, o que é o Meio-do-Céu? Tecnicamente para simplificar, o ponto chamado Meio-do-Céu é o ponto de interseção (no topo do gráfico) entre o meridiano local (ponto onde o Sol culmina ao meio-dia) e o eclíptico.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Meio-do-Céu: como encontrá-lo?

Relativamente ao eixo Meio-do-Céu / Fundo do Céu: o Fundo do Céu (no sul do mapa astral)representa o meio de origem, de onde vimos, as nossas raízes, a nossa família. Por exemplo, o Meio-do-Céu em Touro representa um ambiente doméstico tranquilizador e estável.

O Meio-do-Céu (no norte do mapa astral) representa para onde nos dirigimos, o nosso destino geral, mas especialmente o nosso destino socioprofissional, a nossa carreira, as nossas ambições, os campos de atividade que nos convêm, o que podemos alcançar em relação às nossas origens. Se, por exemplo, o seu Meio-do-Céu está em Escorpião, pode trazer um destino de desafios onde terá sempre de se questionar para se reconstruir, para se superar a si mesmo/a, mas onde também pode alcançar o poder.


Como analisar o seu Meio-do-Céu?

Analisamos o Meio-do-Céu num Signo, e logo vemos se existem planetas ligados ao seu Meio-do-Céu. Por exemplo, se tiver Marte em Conjunção com o Meio-do-Céu, estará sempre pronto/a a lutar pelas suas conquistas, será muito ativo/a, até mesmo diretivo/a. A seguir, ver se este ou estes planetas estão em aspecto com outros planetas. Para continuar o exemplo acima: se Marte, no Meio-do-Céu, estiver em Trígono com Saturno, irá longe porque não só lutará pelas suas ambições, mas ao mesmo tempo, aguentará a longo prazo, o que é favorável a posições de responsabilidade. Por outro lado, se Marte estiver à altura de Saturno, desanimará rapidamente, não durará muito, começará sempre algo sem o terminar, desistirá no primeiro obstáculo.

É também interessante ver qual o planeta que rege o signo em que se situa no Meio-do-Céu e o que faz no mapa. Se o seu Meio-do-Céu está em Balança, então precisa de ver como Vénus está situado no seu mapa, pois é o seu planeta. Precisa de ver se está bem ou não bem inspeccionado.

O Meio-do-Céu é o Cúspide (o ponto de partida) da casa astrológica 10, a casa do sucesso social e do destino profissional. Assim, se tiver um Meio-do-Céu a 10 graus em Carneiro, a sua Casa Astrológica de 10 graus estará em Carneiro. Para ver o que isto significa, leia o nosso artigo sobre as Casas Astrológicas e procure a sua Casa X! Já terá uma ideia do que significa o seu Meio-do-Céu no Signo.

Para o resto (planetas ou não em aspectos para Meio-do-Céu, aspetos, maestrias, etc.) deve pedir ajuda aos nossos astrólogos para saber mais…


Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Actualidades

Mercúrio Retrógrado 2022: o que nos espera?

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito ? Descubra os nossos conselhos e deixe a "praia" boquiaberta!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Artigos favoritos

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!