A Lua sempre foi considerada poderosa e mística... Quantas vezes ouviu dizer que o mundo ia acabar porque a Lua estava nesta ou naquela fase? Ou porque havia um eclipse? Ou porque decorriam vários fenómenos lunares ao mesmo tempo?
Foram sempre atribuídas à Lua as crenças mais fantásticas e os mitos que atravessaram e atravessarão gerações.
A Lua influencia a agricultura, a fauna, a flora, as marés… Assim sendo, é óbvio que também influencia o nosso comportamento. Damos-lhe a conhecer as 5 crenças mais surpreendentes! Acredita? Serão mágicas ou não passarão de um mito? Veja também o nosso calendário lunar.
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).
"Desejo ser um criador de mitos, que é o mistério mais alto que pode obrar alguém da humanidade.”
- Fernando Pessoa
1 - A Lua Cheia transforma o homem em Lobisomem
Como o descrevem várias lendas, diz-se que nas noites de Lua Cheia o homem se pode transformar involuntariamente em lobisomem (é claro que há condições particulares, tudo depende das Lendas; ou a pessoa é mordida por um lobisomem ou porque é genético, ou porque é o sétimo filho do sétimo filho, etc).
Também era comum dizer-se que quem nascia em noites de Lua Cheia, tinha mais probabilidade de se transformar em licantropo.
2 - A Lua Cheia deixa o homem lunático
Durante muito tempo, a Lua Cheia foi associada a tudo o que de mais nefasto acontecia: acidentes, roubos, suicídios… As crises de demência eram também julgadas mais frequentes.
Hoje podemos verificar que a Lua influencia as emoções; tudo é sentido com mais intensidade, a suscetibilidade está mais presente, a agressividade é mais visível e as insónias mais frequentes.
É por isso que a palavra “lunático/a” significa estar constantemente com mudanças de humor, como a Lua que muda todos os dias.
Contraditoriamente, a Lua Cheia está também associada a alguns benefícios: maiores sensações, aumento do desejo sexual e aproximação dos apaixonados.
3 - Estender roupa numa noite de Lua Cheia deixa-a mais branca
Tendo em conta crenças antigas, para conseguir um branco imaculado, bastava estender a roupa numa noite de Lua Cheia. A Lua teria o poder de branquear.
4 - Cortar o cabelo numa noite de Lua Cheia para crescer mais depressa
A Lua influência o crescimento da flora; porque não influencia também o crescimento do cabelo? Segundo algumas crenças, a Lua Cheia aumenta a circulação sanguínea, por isso, o cabelo e as unhas cresceriam mais rapidamente se cortados numa noite de Lua Cheia.
Mas, se quiser que o seu cabelo não cresça rapidamente, deverá conhecer as fases da Lua.
5 - A Lua Cheia provoca o parto
Já reparou que a duração do ciclo lunar (28 dias) corresponde ao ciclo menstrual da mulher? Assim, se a Lua influencia a fertilidade da flora, também poderá influenciar a fertilidade humana e mesmo provocar o parto.
Segundo alguns estudos, constata-se que nascem mais bebés em noites de Lua Cheia. Ou seja, se a gravidez chega ao término perto da data da noite de Lua Cheia, é muito provável que o parto seja na noite de Lua Cheia.
Se gostou deste artigo, leia também:
Muito obrigado pela explicação
João Victor há 5 anos