Lua Cheia: os mitos mais estranhos

Atualizado no dia por Inês Moreira

A Lua, fascina e surpreende desde sempre! Por isso, este astro magnífico, místico, romântico, luminoso, desencadeou e protagonizou os mais variados mitos e lendas... Uns mais credíveis que outros, mas todos fantásticos... Mas, será que conhece os mais estranhos? Venha descobrir...

A Lua sempre foi considerada poderosa e mística... Quantas vezes ouviu dizer que o mundo ia acabar porque a Lua estava nesta ou naquela fase? Ou porque havia um eclipse? Ou porque decorriam vários fenómenos lunares ao mesmo tempo? 

Foram sempre atribuídas à Lua as crenças mais fantásticas e os mitos que atravessaram e atravessarão gerações.

A Lua influencia a agricultura, a fauna, a flora, as marés… Assim sendo, é óbvio que também influencia o nosso comportamento.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00 (horário de Portugal Continental).


Damos-lhe a conhecer as 5 crenças mais surpreendentes! Acredita? Serão mágicas ou não passarão de um mito?

 

"Desejo ser um criador de mitos, que é o mistério mais alto que pode obrar alguém da humanidade.”

- Fernando Pessoa


 

1 - A Lua Cheia transforma o homem em Lobisomem

Como o descrevem várias lendas, diz-se que nas noites de Lua Cheia o homem se pode transformar involuntariamente em lobisomem (é claro que há condições particulares, tudo depende das Lendas; ou a pessoa é mordida por um lobisomem ou porque é genético, ou porque é o sétimo filho do sétimo filho, etc).

Também era comum dizer-se que quem nascia em noites de Lua Cheia, tinha mais probabilidade de se transformar em licantropo.


2 - A Lua Cheia deixa o homem lunático 

Durante muito tempo, a Lua Cheia foi associada a tudo o que de mais nefasto acontecia: acidentes, roubos, suicídios… As crises de demência eram também julgadas mais frequentes.

Hoje podemos verificar que a Lua influencia as emoções; tudo é sentido com mais intensidade, a suscetibilidade está mais presente, a agressividade é mais visível e as insónias mais frequentes.

É por isso que a palavra “lunático/a” significa estar constantemente com mudanças de humor, como a Lua que muda todos os dias.

 

3 - Estender roupa numa noite de Lua Cheia deixa-a mais branca

Tendo em conta crenças antigas, para conseguir um branco imaculado, bastava estender a roupa numa noite de Lua Cheia. A Lua teria o poder de branquear.


4 - Cortar o cabelo numa noite de Lua Cheia para crescer mais depressa

A Lua influência o crescimento da flora; porque não influencia também o crescimento do cabelo? Segundo algumas crenças, a Lua Cheia aumenta a circulação sanguínea, por isso, o cabelo e as unhas cresceriam mais rapidamente se cortados numa noite de Lua Cheia.

Mas, se quiser que o seu cabelo não cresça rapidamente, deverá conhecer as fases da Lua.


5 - A Lua Cheia provoca o parto

Já reparou que a duração do ciclo lunar (28 dias) corresponde ao ciclo menstrual da mulher? Assim, se a Lua influencia a fertilidade da flora, também poderá influenciar a fertilidade humana e mesmo provocar o parto.

Segundo alguns estudos, consta-se nascem mais bebés em noites de Lua Cheia. Ou seja, se a gravidez chega ao término perto da data da noite de Lua Cheia, é muito provável que o parto seja na noite de Lua Cheia.

 

 

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Comentários

Muito obrigado pela explicação

Descubram os/as nossos/as Especialistas !

O seu Horóscopo

DESCUBRA O QUE O FUTURO LHE RESERVA - 📞308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas

Últimos artigos relativos

Lua Nova do 29 de junho: equilíbrio e sensibilidade...

No dia 29 de Junho, a Lua Nova será formada em Caranguejo, influenciando o nosso lado mais sensível e íntimo, convidando-nos a olhar mais para o nosso interior e vida privada.... Mas, como nos influenciará verdadeiramente, esta fase da Lua? Que efeitos sentirão cada um dos Signos? Descubra!

7 rituais para praticar numa noite de Lua Cheia

A Lua Cheia é um momento de concretização e foco. Traz luz, pelo que é o momento ideal para praticar rituais que nos ajudarão a libertar-nos, a limpar a nossa energia ou a reanimar-nos. Propomos 5 rituais de bem-estar para praticar em noites de Lua Cheia para se reconectar consigo mesmo/a.

Desejos da Lua Cheia: o ritual a seguir a ser concedido

A Lua Cheia é o momento perfeito para conceder um desejo. Quer deseje beneficiar da abundância, no amor, na vida ou nas suas atividades, quer tenha um desejo preciso em mente, existe um ritual adaptado e simples de realizar! Primeiro, descubra o Ritual da Lua Cheia, ou Jogo da Carteira, que vem do Japão, e depois aprenda a praticar o segundo ritual de desejos e intenções. Os seus sonhos nunca estiveram tão perto!

Super Lua 2022

Na noite do 14 de junho, o céu oferece-nos um espetáculo mágico! O que é que acontecerá? O que é que a Lua nos dará de único e majestoso desta vez?

Super Lua Cheia do 14 de Junho em Sagitário: autoconfiança realista!

No dia 14 de junho, a Super Lua Cheia estará em Sagitário. Esta será a última Lua Cheia antes do Solstício de Verão que fará com que nos sintamos mais construtivos/as e sem medo de superarmos os nossos limites, independentemente dos sacrifícios que tenhamos de fazer. Mas, de que forma, é que esta fase mística da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo do Zodíaco?

Os articulos favoritos

O seu Horóscopo de Amanhã

Gostaria de saber o que lhe reservam os astros para o dia seguinte? Prepare o seu quotidiano tendo em conta as nossas previsões! Através do nosso Horóscopo de amanhã descubra com o que pode contar 24h antes...

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto porque, quer dizer que o seu Anjo da Guarda, lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Horas iguais 22h22: fará algo grandioso...

22h22 é a hora igual que nos remete a todas as nossas declarações, a todas as nossas certezas… Quando vê esta hora não é por acaso pois esta tem um forte significado. O seu Anjo da Guarda pretende transmitir-lhe uma mensagem que esclarecerá um acontecimento da sua vida... Descubra qual será a mensagem que não pode ignorar!

Horas iguais 11h11: oiça o seu Anjo da Guarda…

A muitos de entre nós já aconteceu olhar para o relógio e ver 11h11. É claro que achamos engraçado, mas também é algo que nos intriga… Porquê esta hora especificamente? Porque é que olhou para o relógio neste momento? Terá algum significado especial?

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Carneiro: características, defeitos e qualidades

Entusiastas e otimistas, os/as nativos/as de Carneiro, têm por vezes falta de discernimento para ultrapassarem todos os obstáculos. Descubra todos os segredos destes/as nativos/as ansiosos/as, conquistadores, que arriscam e lutam pelo que acreditam!

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Caranguejo: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Caranguejo, precisam de se sentirem seguros/as, protegidos/as. A sua sensibilidade e a nostalgia da infância fazem deles/as pessoas muito doces e intuitivas... Mas será que os/as conhece verdadeiramente? Descubra todas as características destes/as nativos/as sensíveis, nostálgicos/as, doces, mas por vezes um pouco preguiçosos/as...

O Signo de Leão: descubra as características, defeitos, qualidades...

Os/as nativos/as de Leão procuram a adrenalina ao quotidiano. Sentem, em permanência, a necessidade de refletirem em todas as soluções possíveis para os problemas do mundo e agirem para os resolver. Mas o que nos escondem? Será que os/as conhecemos verdadeiramente? Descubra todas as suas características!