Aprenda a jardinar com a Lua!

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Gosta de jardinar? E costuma respeitar as fases da Lua para isso? E se lhe dissessem que o seu jardim ficará muito melhor se o fizer? Venha descobrir!

A influência da Lua no nosso quotidiano, é verídica. O mais flagrante é a sua interação com as marés. Mas, ela influencia também o crescimento das plantas!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00 (horário de Portugal Continental).


Já imaginou como pode ter um jardim perfeito, estando atento/a e seguindo as fases da Lua?

Jardinar tendo em conta as fases da Lua significa jardinar em total acordo com a natureza e não contra ela; ou seja, limitando o uso de todos os químicos que a poderão prejudicar.

Desde os primórdios, que as fases da Lua são respeitadas para a agricultura…

Hoje, com ela, podemos fazer uma jardinagem orgânica, ecológica e eficiente…

jardim


Aprenda a Jardinar com a Lua em 3 lições!


1- Observar a sua posição: Crescente ou Minguante?

Escolha um ponto de observação para verificar as fases da Lua todas as noites. Assim, perceberá se a Lua está numa fase mais crescente ou minguante.

 

Quarto Crescente

Nesta fase, a seiva sobe, por isso, é o momento ideal para cuidar das plantas porque elas serão mais resistentes.

É a melhor altura para semear, colher ou enxertar.

 

Quarto Minguante

Nesta fase, a seiva desce, por isso, é o momento de tratar de tudo o que acontece debaixo da terra; isto é, fertilizar o solo, plantar e podar as árvores.

Nunca confunda o Quarto Crescente com o Quarto Minguante!

 


2 - Jardinagem tendo em conta a posição da Lua

 

Existem 4 tipos de dias, dependendo da posição da Lua:

 

Dias “Raiz”

Estes dias correspondem ao momento em que a Lua passa nas constelações de Touro, Virgem e Capricórnio, (signos do elemento "Terra").

Como a Lua influencia as raízes das plantas, é o momento de semear, plantar e colher (como as cenouras por exemplo).

 

Dias “Flores”

Estes dias correspondem ao momento em que a Lua passa nas constelações de Gémeos, Balança e Aquário, (signos do elemento "Ar").

A Lua, influencia assim os vegetais e as plantas com flores (como as alcachofras, as couves-flor e outros arbustos floridos).

É o momento ideal para plantar.

 

Dias “Frutos” e “Sementes”

Estes dias correspondem ao momento em que a Lua passa nas constelações de Carneiro, Leão e Sagitário, (signos do elemento "Fogo").

A Lua, estimula assim, as frutas e sementes. Assim é o momento ideal para plantar, enxertar e colher.

 

 

Dias “Folhas”

Esses dias correspondem ao momento em que a Lua passa nas constelações de Caranguejo, Escorpião e Peixes, (signos do elemento "Água").

A Lua influencia os caules e as folhas das plantas. Assim, poderá podar, cortar ou transplantar.

 

3 - Proibição de jardinar; os dias “nefastos”

Alguns dias de descanso são concedidos à terra e aos/às jardineiros/as.

Estes dias são:

 

Nós Lunares: quando a órbita da Lua e a da Terra se cruzam.

Apogeu Lunar: quando a Lua está mais distante da Terra.

Perigeu Lunar: quando a Lua está mais próxima da Terra.

 

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

5 razões para amar o signo de Peixes

Peixes é um signo do Elemento Água e estes/as nativos/as são compreensivos/as e bons/as amantes cheios/as de compaixão. Gosta de romance e de se apaixonar. Estar numa relação com estes/as nativos/as é sinónimo de momentos intensos e fantásticos porque sabem tornar o seu mundo mágico. Descubra 5 razões para amar o signo de Peixes.

4 erros a não cometer com o Signo de Peixes

O signo de Peixes é um signo astrológico tão elusivo como sonhador. É por isso que é importante saber como comunicar com estes/as nativos/as. Quer se trate de um/a amigo/a ou de um/a parente, descubra quais são os 4 erros a evitar a todo o custo para que estes/as nativos/as não se chateiem consigo!

13 provas irrefutáveis de que é nativo/a de Peixes

O Signo de Peixes é especial, e é facilmente reconhecido pelo seu lado sonhador e por estar sempre no mundo da lua. Como reconhecer um nativo/a de Peixes? Reconhecer-se-á facilmente nestes 13 traços se é um/a verdadeiro/a nativo/a de Peixes!

Como conquistar um/a nativo/a de Peixes?

Apaixonou-se verdadeiramente por alguém do signo de Peixes, os grandes sonhadores do zodíaco? Não se surpreenda, pois com a sua grande sensibilidade e o seu lado mais romântico estes nativos fazem derreter qualquer coração. Descubra as nossas dicas para o/a conquistar e seja feliz 😉.

Lua Cheia do 24 de fevereiro em Virgem: responsabilidades

A Lua Cheia acontecerá no sábado 24 de fevereiro no signo de Virgem. A Lua Cheia em Virgem salienta o nosso sentido de responsabilidade e estimula o nosso lado serviável. Ela coloca os nossos pés no chão, leva-nos a sermos mais lúcidos/as, a tomar consciência das nossas verdades interiores: as nossas satisfações, as nossas falhas, os nossos desejos, os nossos receios… Contamos-lhe tudo sobre esta Lua Cheia!

Artigos favoritos

Mercúrio retrógrado em 2024, prepare-se para ficar em pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Signos do Zodíaco: características, curiosidades, segredos...

Pretende saber tudo sobre o seu Signo do Zodiaco? Gostaria de saber quais são as características do seu Signo? Os pontos fortes e fracos? Quais são os signos mais sensíveis? Mais impulsivos? Como é que reage a determinadas situações e sentimentos tendo em conta o seu signo? Descubra tudo!

O Signo de Caranguejo: características, defeitos e qualidades...

Se nasceu entre 21 de junho e 22 de julho é um/a nativo/a de Caranguejo. A sua sensibilidade e a nostalgia da infância fazem de si uma pessoa muito doce e intuitiva... Mas será que conhece verdadeiramente estes nativos? Descubra todas as características destes/as nativos/as sensíveis, nostálgicos/as, doces, mas por vezes um pouco preguiçosos/as...

O Signo de Carneiro: características, defeitos e qualidades

Entusiastas e otimistas, os/as nativos/as de Carneiro, têm por vezes falta de discernimento para ultrapassarem todos os obstáculos. Descubra todos os segredos destes/as nativos/as ansiosos/as, conquistadores, que arriscam e lutam pelo que acreditam!

O que diz o seu Signo sobre si?