Aprenda a jardinar com a Lua!

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Gosta de jardinar? E costuma respeitar as fases da Lua para isso? E se lhe dissessem que o seu jardim ficará muito melhor se o fizer? Venha descobrir!

A influência da Lua no nosso quotidiano, é verídica. O mais flagrante é a sua interação com as marés. Mas, ela influencia também o crescimento das plantas!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00 (horário de Portugal Continental).


Já imaginou como pode ter um jardim perfeito, estando atento/a e seguindo as fases da Lua?

Jardinar tendo em conta as fases da Lua significa jardinar em total acordo com a natureza e não contra ela; ou seja, limitando o uso de todos os químicos que a poderão prejudicar.

Desde os primórdios, que as fases da Lua são respeitadas para a agricultura…

Hoje, com ela, podemos fazer uma jardinagem orgânica, ecológica e eficiente…

jardim


Aprenda a Jardinar com a Lua em 3 lições!


1- Observar a sua posição: Crescente ou Minguante?

Escolha um ponto de observação para verificar as fases da Lua todas as noites. Assim, perceberá se a Lua está numa fase mais crescente ou minguante.

 

Quarto Crescente

Nesta fase, a seiva sobe, por isso, é o momento ideal para cuidar das plantas porque elas serão mais resistentes.

É a melhor altura para semear, colher ou enxertar.

 

Quarto Minguante

Nesta fase, a seiva desce, por isso, é o momento de tratar de tudo o que acontece debaixo da terra; isto é, fertilizar o solo, plantar e podar as árvores.

Nunca confunda o Quarto Crescente com o Quarto Minguante!

 


2 - Jardinagem tendo em conta a posição da Lua

 

Existem 4 tipos de dias, dependendo da posição da Lua:

 

Dias “Raiz”

Estes dias correspondem ao momento em que a Lua passa nas constelações de Touro, Virgem e Capricórnio, (signos do elemento "Terra").

Como a Lua influencia as raízes das plantas, é o momento de semear, plantar e colher (como as cenouras por exemplo).

 

Dias “Flores”

Estes dias correspondem ao momento em que a Lua passa nas constelações de Gémeos, Balança e Aquário, (signos do elemento "Ar").

A Lua, influencia assim os vegetais e as plantas com flores (como as alcachofras, as couves-flor e outros arbustos floridos).

É o momento ideal para plantar.

 

Dias “Frutos” e “Sementes”

Estes dias correspondem ao momento em que a Lua passa nas constelações de Carneiro, Leão e Sagitário, (signos do elemento "Fogo").

A Lua, estimula assim, as frutas e sementes. Assim é o momento ideal para plantar, enxertar e colher.

 

 

Dias “Folhas”

Esses dias correspondem ao momento em que a Lua passa nas constelações de Caranguejo, Escorpião e Peixes, (signos do elemento "Água").

A Lua influencia os caules e as folhas das plantas. Assim, poderá podar, cortar ou transplantar.

 

3 - Proibição de jardinar; os dias “nefastos”

Alguns dias de descanso são concedidos à terra e aos/às jardineiros/as.

Estes dias são:

 

Nós Lunares: quando a órbita da Lua e a da Terra se cruzam.

Apogeu Lunar: quando a Lua está mais distante da Terra.

Perigeu Lunar: quando a Lua está mais próxima da Terra.

 

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito ? Descubra os nossos conselhos e deixe a "praia" boquiaberta!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Planetas Astrológicos – como funcionam?

A astrologia estuda os astros do nosso sistema solar e cada um tem um papel e um significado especial. Saiba tudo sobre os planetas em termos astronómicos, astrológicos e mitológicos e descubra como os astros o/a poderão influenciar...

Conhece o seu descendente?

Conhece certamente o seu signo e saberá também qual é o seu ascendente que afina a sua personalidade. Mas conhece o seu descendente? No seu mapa astral, o descendente permite conhecer melhor as suas relações e pode ajudar a compreender o que lhe espera no amor. Por isso descubra aqui qual é o seu descendente!

Que Signos mudarão de vida em 2023?

Decidir de um momento para o outro fazer-se à estrada para viver a vida com que sempre sonhou? Adeus trabalho, família e preocupações? Em 2023, o desejo de mudança de alguns signos será de tal forma intenso que poderão deixar tudo para trás e mudarem de vida radicalmente. Será o seu Signo um dos que se deixará levar pela vida com que sempre idealizou?

Artigos favoritos

Terá um bebé em 2023?

Sonha ter um filho já há algum tempo? As boas notícias são, que 2023 será o ano em que 4 Signos terão a sorte de realizarem o seu sonho e de se tornarem mães. Ouve o bater de um coraçãozinho fofo? Prepare-se para uma nova vida repleta de amor e descobertas!

Mercúrio Retrógrado 2022 e 2023: o que nos espera?

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Horas iguais 18h18: prosperidade garantida

Na superfície, uma hora igual parece bastante banal, e no entanto esconde um significado profundo que não é de todo aleatório... Sabia que uma mensagem do seu anjo da guarda está escondida atrás da hora 18h18? Descubra mais sobre a simbologia desta hora.

Horas iguais 02h02: recuar para avançar...

Costuma ver a hora 02h02 regularmente? Será apenas uma coincidência ou o seu Anjo da Guarda quererá transmitir-lhe uma mensagem? E que mensagem será? Como impactará a sua vida?

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!