História da vidência: origens, datas importantes e evolução

Atualizado no dia por Lena Almeida

Há muito tempo que as pessoas procuram conhecer o futuro, seja para prever as colheitas, antecipar os nascimentos ou conhecer o resultado de uma luta prevista. Como resultado, a vidência sempre acompanhou o Ser Humano, cruzando modas e diferentes épocas, apesar dos cépticos e das piadas feitas sobre esta prática. Saiba mais sobre a história da vidência.

A vidência sempre existiu, como o homem sempre quis antecipar o futuro, mesmo se as nossas preocupações se alteraram ao longo do tempo. Já não procuramos saber como será a próxima colheita, hoje desejamos conhecer o nosso futuro pessoal.

Ao contrário da vidência, a astrologia é um estudo recente pois requer conhecimentos astronómicos. A vidência, quanto a ela, remonta a tempos muito, mas muito mais antigos…


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


A vidência evolui certamente ao longo dos anos e hoje estamos mais preocupados com as nossas vidas pessoas do que com as colheitas futuras, mas o objetivo desta prática permanece a mesma: tal como os nossos antepassados, procuramos saber o que o nos reservará o dia de amanhã. Os maiores génios, políticos, ou pessoas consultam regularmente, mas não só, se pouco de nós ousam dizê-lo, muitos de nós procuram consultar um clarividente pelo menos uma vez na nossa vida.


História da vidência

É impossível datar com precisão o início da vidência, só sabemos que existe desde o início dos tempo, pois o Homem sempre procurou conhecer o seu futuro.

Por ser considerada uma prática diabólica na Europa cristã, os videntes eram chamados de bruxos e foram capturados, condenados e executados na praça pública durante muitos anos. Contudo, apesar da sua diabolização, a sua prática permaneceu ativa pois continuava a atrair a atenção das pessoas…


A cronologia da vidência


A vidência no antigo Egipto

Os egípcios utilizavam as artes divinatórias para descobrir o que o futuro lhes reserva. Faraó consultou os iniciados que souberam desvendar os mistérios do futuro.

Na Grécia antiga, a arte da adivinhação era muito variada. Foram criados centros oráculos:

  • Delphi
  • Dodona
  • Claros
  • Didymus
  • Trofinios


Tratam-se de templos de madeira ou cavernas. Os consultores fazem perguntas sobre os slides de chumbo. Os criados transmitem-nos aos profetas que respondem oralmente.

As pitíases apareceram por volta de meados do século VII a.C. As jovens virgens tornaram-se atordoadas pela fumigação das plantas, o que lhes fez aparecer presságios.


A vidência na Idade Média

Em Roma, por volta de 750 a.C., os videntes oficiais foram encarregados de conhecer a vontade dos deuses em relação aos projectos dos homens, através do voo e do apetite das aves, trovões, etc.

Na Idade Média, apareceram mulheres visionárias: a mais conhecida é Hildegard de Bingen, que pertence à ordem beneditina. A sua contemplação espiritual deu-lhes visões que sentiram nos seus corpos e consciência.


Renascença: a descoberta de Nostradamus

Durante a Renascença, uma pessoa famosa chamada Nostradamus era o médico de Carlos X. Os seus séculos contêm profecias, mas os seus quatrains ainda hoje são difíceis de decifrar.

No século XVIII, o cartomante Etteilla, cujo nome é Jean Baptiste Alliette, desempenhou um papel fundamental na democratização do Tarot esotérico.

A senhora Lenormand, após uma passagem turbulenta no convento, frequentou Marat, Robespierre e Saint Juste, a quem fez previsões surpreendentes e fatais. Após alguns problemas de prisão que foram rapidamente resolvidos, a senhora Lenormand tornou-se a cartomante oficial da Imperatriz Josefina.

No século XIX, Adèle Moreau foi uma clarividente de renome que sucedeu a senhora Lenormand, instalando-se no mesmo consultório.


A vidência no século XX

No século XX, o vidente Marcel Belline exerceu o seu dom em Paris. Só os maiores e mais humildes poderiam consultá-lo.


Ao longo dos séculos e épocas, a vidência sempre existiu. Rudimentar, filosófica, espiritual, decretada, presa, abusada, mal compreendida, democratizada, a vidência, agora chamada clarividência, evoca ainda tanta atração e mistério. Mas ainda responde às perguntas que as pessoas fazem em busca de um futuro melhor e mais confiante.

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente rea...

O seu Horóscopo

Actualidades

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Terá um bebé em 2024?

Sonha ter um filho já há algum tempo? 2024 poderá ser o ano da boa nova! As nativas de alguns Signos terão mais sorte e poderão realizar o sonho de se tornarem mães. Ouve o bater de um coraçãozinho fofo? Prepare-se para uma nova vida repleta de amor e descobertas!

Que Signos voltarão para os/as seus/suas Ex em 2024?

Às vezes, é preciso muito pouco para que uma história de amor que julgávamos terminada, volte a renascer. Depois de uma separação, algumas pessoas virarão a página, mas outras sentirão algum arrependimento. Se é isso que sente, será que em 2024 os astros estarão ao seu lado para brincar ao cúpido e ajudar a voltar para o/a seu/sua Ex? Será que dará uma última oportunidade à sua relação? Descubra os signos que aceitarão de volta o seu/sua Ex em 2024.

Lua Cheia do 27 de novembro: iniciativa, dúvida e flexibilidade

A Lua Cheia do dia 27 de novembro será formada em Gémeos, às 9h17, hora portuguesa. Mas, como é que esta fase intensa, em que quererá tomar iniciativas e agir será afetada por algumas dúvidas e obstáculos? Como é que influenciará, verdadeiramente, o seu signo?

O Calendário Sexual de 2024

Um ano é feito de altos e baixos, incluindo na líbido e na vida sexual. Sabemos que o desejo nem sempre é o mesmo, que a nossa líbido é influenciada pelos astros e que nem sempre é o êxtase… Mas, com o calendário sexual, podemos preparar-nos com antecedência e aproveitar as datas mais quentes e sensuais!

Irá comprar casa em 2024?

Ano novo é sinónimo de novos projetos, de novos desejos, de mudanças… Já há algum tempo que sonha ter o seu próprio apartamento ou a sua própria casa? E se 2024 fosse finalmente o ano ideal para fazer esse investimento? Será que os astros estarão do seu lado? Fará parte dos signos que conseguirão encontrar um novo “ninho” acolhedor em 2024? 🔑

Artigos favoritos

Horas iguais 17h17: força interior para resolver conflitos...

As horas iguais como, 17h17 fazem-nos questionar muitas coisas. É raro vê-las, por isso são misteriosas e parecem chamar-nos a atenção. Cada hora igual traz dentro de si um significado, uma mensagem do nosso Anjo da Guarda. É por isso que não devem ser ignoradas. Revelamos tudo sobre a hora 17h17.

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto quer dizer que o seu Anjo da Guarda lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Qual é o significado das penas?

Nada parece mais banal do que uma pena, e no entanto, a pena é inseparável da ave. Por isso, tem uma ligação com os céus. Não admira então que os Anjos da Guarda as espalhem pelo nosso caminho para nos enviarem uma mensagem. Sim, mas que mensagem? De acordo com a cor da pena, qual é o significado e o poder desta mensagem angélica?

Horóscopo de Amanhã

Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã. - Victor Hugo

O que diz o seu Signo sobre si?