História da vidência: origens, datas importantes e evolução

Atualizado no dia por Lena Almeida

Há muito tempo que as pessoas procuram conhecer o futuro, seja para prever as colheitas, antecipar os nascimentos ou conhecer o resultado de uma luta prevista. Como resultado, a vidência sempre acompanhou o Ser Humano, cruzando modas e diferentes épocas, apesar dos cépticos e das piadas feitas sobre esta prática. Saiba mais sobre a história da vidência.

A vidência sempre existiu, como o homem sempre quis antecipar o futuro, mesmo se as nossas preocupações se alteraram ao longo do tempo. Já não procuramos saber como será a próxima colheita, hoje desejamos conhecer o nosso futuro pessoal.

Ao contrário da vidência, a astrologia é um estudo recente pois requer conhecimentos astronómicos. A vidência, quanto a ela, remonta a tempos muito, mas muito mais antigos…


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


A vidência evolui certamente ao longo dos anos e hoje estamos mais preocupados com as nossas vidas pessoas do que com as colheitas futuras, mas o objetivo desta prática permanece a mesma: tal como os nossos antepassados, procuramos saber o que o nos reservará o dia de amanhã. Os maiores génios, políticos, ou pessoas consultam regularmente, mas não só, se pouco de nós ousam dizê-lo, muitos de nós procuram consultar um clarividente pelo menos uma vez na nossa vida.


História da vidência

É impossível datar com precisão o início da vidência, só sabemos que existe desde o início dos tempo, pois o Homem sempre procurou conhecer o seu futuro.

Por ser considerada uma prática diabólica na Europa cristã, os videntes eram chamados de bruxos e foram capturados, condenados e executados na praça pública durante muitos anos. Contudo, apesar da sua diabolização, a sua prática permaneceu ativa pois continuava a atrair a atenção das pessoas…


A cronologia da vidência


A vidência no antigo Egipto

Os egípcios utilizavam as artes divinatórias para descobrir o que o futuro lhes reserva. Faraó consultou os iniciados que souberam desvendar os mistérios do futuro.

Na Grécia antiga, a arte da adivinhação era muito variada. Foram criados centros oráculos:

  • Delphi
  • Dodona
  • Claros
  • Didymus
  • Trofinios


Tratam-se de templos de madeira ou cavernas. Os consultores fazem perguntas sobre os slides de chumbo. Os criados transmitem-nos aos profetas que respondem oralmente.

As pitíases apareceram por volta de meados do século VII a.C. As jovens virgens tornaram-se atordoadas pela fumigação das plantas, o que lhes fez aparecer presságios.


A vidência na Idade Média

Em Roma, por volta de 750 a.C., os videntes oficiais foram encarregados de conhecer a vontade dos deuses em relação aos projectos dos homens, através do voo e do apetite das aves, trovões, etc.

Na Idade Média, apareceram mulheres visionárias: a mais conhecida é Hildegard de Bingen, que pertence à ordem beneditina. A sua contemplação espiritual deu-lhes visões que sentiram nos seus corpos e consciência.


Renascença: a descoberta de Nostradamus

Durante a Renascença, uma pessoa famosa chamada Nostradamus era o médico de Carlos X. Os seus séculos contêm profecias, mas os seus quatrains ainda hoje são difíceis de decifrar.

No século XVIII, o cartomante Etteilla, cujo nome é Jean Baptiste Alliette, desempenhou um papel fundamental na democratização do Tarot esotérico.

A senhora Lenormand, após uma passagem turbulenta no convento, frequentou Marat, Robespierre e Saint Juste, a quem fez previsões surpreendentes e fatais. Após alguns problemas de prisão que foram rapidamente resolvidos, a senhora Lenormand tornou-se a cartomante oficial da Imperatriz Josefina.

No século XIX, Adèle Moreau foi uma clarividente de renome que sucedeu a senhora Lenormand, instalando-se no mesmo consultório.


A vidência no século XX

No século XX, o vidente Marcel Belline exerceu o seu dom em Paris. Só os maiores e mais humildes poderiam consultá-lo.


Ao longo dos séculos e épocas, a vidência sempre existiu. Rudimentar, filosófica, espiritual, decretada, presa, abusada, mal compreendida, democratizada, a vidência, agora chamada clarividência, evoca ainda tanta atração e mistério. Mas ainda responde às perguntas que as pessoas fazem em busca de um futuro melhor e mais confiante.

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena que me interessei pela astrologia. Não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente realizada. Hoje, espero ...

O seu Horóscopo

Actualidades

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

Quais os signos que viverão um mês de junho perfeito?

O verão está a chegar e o mês de junho a começar. Novo mês, novas oportunidades e em junho haverá umas quantas… Alguns signos aproveitarão uma energia especial no início do verão para viverem momentos inesquecíveis e alcançar os objetivos esperados. Descubra quais os 4 signos que terão um excelente mês de junho!

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Últimos artigos

Horóscopo de Amanhã

Meia Lua Minguante em Touro "Neste dia de Meia Lua Minguante em Touro, abraça a calma e a estabilidade que este signo oferece. É um momento para refletir sobre o que foi alcançado e o que ainda precisa ser feito. Aproveita a energia desta lua para encontrar a paz interior e a força para enfrentar os desafios que se apresentam. Lembra-te, o equilíbrio é a chave para uma vida plena."

Horóscopo Diário

Lua em Touro em Trígono com Mercúrio em Virgem Com a Lua em Touro em harmonia com Mercúrio em Virgem, é um dia para nutrir a mente com pensamentos positivos e construtivos. Aproveite esta energia para aprofundar a sua compreensão espiritual e encontrar a paz interior. Lembre-se, a verdadeira sabedoria vem de dentro.

Tarot dos Anjos

Como é que as preces ao seu Anjo da Guarda o/a podem ajudar? E em que momento? Em que área da sua vida? Será que o seu Anjo da Guarda está sempre presente? O que deverá fazer para que as suas preces sejam ouvidas e o seu caminho iluminado? Descubra tudo!

Qual é o seu Anjo da Guarda?

Todos nós somos protegidos pelo nosso “anjinho”… Mas, será que sabe qual é o Anjo da Guarda que ouve as suas preces e está sempre ao seu lado desde que nasceu? Venha descobrir…

Artigos favoritos

Entrevista à Taróloga Ana Meireles

Conhece a Taróloga Ana Meireles? Gostaria de saber como, através do Tarot de Marselha e da sua Mediunidade ela o/a poderá ajudar? Venha descobrir…

Entrevista à Taróloga Tété Valverde

Conhece a Taróloga Tété Valverde? Gostaria de saber como, através do Tarot Rider Waite e da sua Mediunidade ela o/a poderá ajudar? Venha descobrir…

O que diz o seu Signo sobre si?