História da vidência: origens, datas importantes e evolução

Atualizado no dia por Lena Almeida

Há muito tempo que as pessoas procuram conhecer o futuro, seja para prever as colheitas, antecipar os nascimentos ou conhecer o resultado de uma luta prevista. Como resultado, a vidência sempre acompanhou o Ser Humano, cruzando modas e diferentes épocas, apesar dos cépticos e das piadas feitas sobre esta prática. Saiba mais sobre a história da vidência.

A vidência sempre existiu, como o homem sempre quis antecipar o futuro, mesmo se as nossas preocupações se alteraram ao longo do tempo. Já não procuramos saber como será a próxima colheita, hoje desejamos conhecer o nosso futuro pessoal.

Ao contrário da vidência, a astrologia é um estudo recente pois requer conhecimentos astronómicos. A vidência, quanto a ela, remonta a tempos muito, mas muito mais antigos…


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


A vidência evolui certamente ao longo dos anos e hoje estamos mais preocupados com as nossas vidas pessoas do que com as colheitas futuras, mas o objetivo desta prática permanece a mesma: tal como os nossos antepassados, procuramos saber o que o nos reservará o dia de amanhã. Os maiores génios, políticos, ou pessoas consultam regularmente, mas não só, se pouco de nós ousam dizê-lo, muitos de nós procuram consultar um clarividente pelo menos uma vez na nossa vida.


História da vidência

É impossível datar com precisão o início da vidência, só sabemos que existe desde o início dos tempo, pois o Homem sempre procurou conhecer o seu futuro.

Por ser considerada uma prática diabólica na Europa cristã, os videntes eram chamados de bruxos e foram capturados, condenados e executados na praça pública durante muitos anos. Contudo, apesar da sua diabolização, a sua prática permaneceu ativa pois continuava a atrair a atenção das pessoas…


A cronologia da vidência


A vidência no antigo Egipto

Os egípcios utilizavam as artes divinatórias para descobrir o que o futuro lhes reserva. Faraó consultou os iniciados que souberam desvendar os mistérios do futuro.

Na Grécia antiga, a arte da adivinhação era muito variada. Foram criados centros oráculos:

  • Delphi
  • Dodona
  • Claros
  • Didymus
  • Trofinios


Tratam-se de templos de madeira ou cavernas. Os consultores fazem perguntas sobre os slides de chumbo. Os criados transmitem-nos aos profetas que respondem oralmente.

As pitíases apareceram por volta de meados do século VII a.C. As jovens virgens tornaram-se atordoadas pela fumigação das plantas, o que lhes fez aparecer presságios.


A vidência na Idade Média

Em Roma, por volta de 750 a.C., os videntes oficiais foram encarregados de conhecer a vontade dos deuses em relação aos projectos dos homens, através do voo e do apetite das aves, trovões, etc.

Na Idade Média, apareceram mulheres visionárias: a mais conhecida é Hildegard de Bingen, que pertence à ordem beneditina. A sua contemplação espiritual deu-lhes visões que sentiram nos seus corpos e consciência.


Renascença: a descoberta de Nostradamus

Durante a Renascença, uma pessoa famosa chamada Nostradamus era o médico de Carlos X. Os seus séculos contêm profecias, mas os seus quatrains ainda hoje são difíceis de decifrar.

No século XVIII, o cartomante Etteilla, cujo nome é Jean Baptiste Alliette, desempenhou um papel fundamental na democratização do Tarot esotérico.

A senhora Lenormand, após uma passagem turbulenta no convento, frequentou Marat, Robespierre e Saint Juste, a quem fez previsões surpreendentes e fatais. Após alguns problemas de prisão que foram rapidamente resolvidos, a senhora Lenormand tornou-se a cartomante oficial da Imperatriz Josefina.

No século XIX, Adèle Moreau foi uma clarividente de renome que sucedeu a senhora Lenormand, instalando-se no mesmo consultório.


A vidência no século XX

No século XX, o vidente Marcel Belline exerceu o seu dom em Paris. Só os maiores e mais humildes poderiam consultá-lo.


Ao longo dos séculos e épocas, a vidência sempre existiu. Rudimentar, filosófica, espiritual, decretada, presa, abusada, mal compreendida, democratizada, a vidência, agora chamada clarividência, evoca ainda tanta atração e mistério. Mas ainda responde às perguntas que as pessoas fazem em busca de um futuro melhor e mais confiante.

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena que me interessei pela astrologia. Não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente realizada. Hoje, espero ...

O seu Horóscopo

Actualidades

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Últimos artigos

Vidência de qualidade: sinais que não enganam!

Deseja consultar um/a especialista, mas não sabe como conseguir uma vidência de qualidade? Sabemos como é fundamental sentir que há confiança numa consulta de vidência. Descubra os 7 sinais que não enganam e que lhe garantirão uma consulta enriquecedora e atenciosa com o/a especialista.

Como gerir a Crise da Adolescência?

A adolescência é uma etapa muito delicada, tanto para os pais como para os próprios adolescentes. Mas, como reagir às crises da adolescência? Como compreender, ajudar mas também aguentar? Descubra como agir tendo em conta o signo do seu/sua filho/a!

Como divertir as Crianças tendo em conta o Signo delas?

Ocupar os filhos é uma das grandes preocupações dos pais... Como fazer para que as crianças não se cansem de cada brincadeira? Como evitar que digam que não sabem o que fazer? Como limitar a televisão e as novas tecnologias? Como fazer para que os pais também possam aproveitar cada segundo na companhia dos filhos? Descubra como o Signo das suas crianças o/a poderá ajudar a encontrar a melhor forma de as divertir!

Horóscopo de Amanhã

Mercúrio em Touro em Conjunção com Urano em Touro Abraça a mudança com uma mente aberta e um coração estável, pois é na mudança que encontramos novos caminhos para a prosperidade. Deixe que a sabedoria de Mercúrio e a energia inovadora de Urano te guiem para uma nova compreensão de valores e recursos.

Horóscopo Diário

Quarto Minguante em Peixes Num dia de introspecção e sensibilidade, permita-se mergulhar no oceano dos seus sentimentos mais profundos. Aproveite a energia do Quarto Minguante em Peixes para libertar o que já não serve e abrir espaço para o novo. Lembre-se, cada fim é também um começo.

Artigos favoritos

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto quer dizer que o seu Anjo da Guarda está a tentar enviar-lhe uma mensagem… Surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Ascendente: descubra como influencia o seu quotidiano, as suas relações e o seu Signo Solar!

Conhecer o seu ascendente é algo essencial se quer saber a 100%, o que lhe reservam os astros. Este poderá ajudá-lo/a a compreender o porquê de alguns comportamentos e que imagem transmite aos outros… Calcule o seu ascendente gratuitamente e descubra como este influencia o seu Signo Solar e as suas relações. É um cálculo simples e apenas precisa de ter a hora e o local do seu nascimento.

Horas iguais 23h23: o seu Anjo da Guarda ilumina a sua vida

Quando se deita mais tarde, talvez já tenha visto a hora igual 23h23. Ver uma hora igual não é uma coincidência. É uma forma que o seu Anjo da Guarda usa para lhe enviar uma mensagem. Por isso, revelamos-lhe os segredos desta hora!

O Signo de Caranguejo: características, defeitos e qualidades...

Se nasceu entre 21 de junho e 22 de julho é um/a nativo/a de Caranguejo. A sua sensibilidade e a nostalgia da infância fazem de si uma pessoa muito doce e intuitiva... Mas será que conhece verdadeiramente estes nativos? Descubra todas as características destes/as nativos/as sensíveis, nostálgicos/as, doces, mas por vezes um pouco preguiçosos/as...

Qual é o significado das penas?

Nada parece mais banal do que uma pena, e no entanto, a pena é inseparável da ave. Por isso, tem uma ligação com os céus. Não admira então que os Anjos da Guarda as espalhem pelo nosso caminho para nos enviarem uma mensagem. Sim, mas que mensagem? De acordo com a cor da pena, qual é o significado e o poder desta mensagem angélica?

O que diz o seu Signo sobre si?