História da vidência: origens, datas importantes e evolução

Atualizado no dia por Lena Almeida

Há muito tempo que as pessoas procuram conhecer o futuro, seja para prever as colheitas, antecipar os nascimentos ou conhecer o resultado de uma luta prevista. Como resultado, a vidência sempre acompanhou o Ser Humano, cruzando modas e diferentes épocas, apesar dos cépticos e das piadas feitas sobre esta prática. Saiba mais sobre a história da vidência.

A vidência sempre existiu, como o homem sempre quis antecipar o futuro, mesmo se as nossas preocupações se alteraram ao longo do tempo. Já não procuramos saber como será a próxima colheita, hoje desejamos conhecer o nosso futuro pessoal.

Ao contrário da vidência, a astrologia é um estudo recente pois requer conhecimentos astronómicos. A vidência, quanto a ela, remonta a tempos muito, mas muito mais antigos…


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


A vidência evolui certamente ao longo dos anos e hoje estamos mais preocupados com as nossas vidas pessoas do que com as colheitas futuras, mas o objetivo desta prática permanece a mesma: tal como os nossos antepassados, procuramos saber o que o nos reservará o dia de amanhã. Os maiores génios, políticos, ou pessoas consultam regularmente, mas não só, se pouco de nós ousam dizê-lo, muitos de nós procuram consultar um clarividente pelo menos uma vez na nossa vida.


História da vidência

É impossível datar com precisão o início da vidência, só sabemos que existe desde o início dos tempo, pois o Homem sempre procurou conhecer o seu futuro.

Por ser considerada uma prática diabólica na Europa cristã, os videntes eram chamados de bruxos e foram capturados, condenados e executados na praça pública durante muitos anos. Contudo, apesar da sua diabolização, a sua prática permaneceu ativa pois continuava a atrair a atenção das pessoas…


A cronologia da vidência


A vidência no antigo Egipto

Os egípcios utilizavam as artes divinatórias para descobrir o que o futuro lhes reserva. Faraó consultou os iniciados que souberam desvendar os mistérios do futuro.

Na Grécia antiga, a arte da adivinhação era muito variada. Foram criados centros oráculos:

  • Delphi
  • Dodona
  • Claros
  • Didymus
  • Trofinios


Tratam-se de templos de madeira ou cavernas. Os consultores fazem perguntas sobre os slides de chumbo. Os criados transmitem-nos aos profetas que respondem oralmente.

As pitíases apareceram por volta de meados do século VII a.C. As jovens virgens tornaram-se atordoadas pela fumigação das plantas, o que lhes fez aparecer presságios.


A vidência na Idade Média

Em Roma, por volta de 750 a.C., os videntes oficiais foram encarregados de conhecer a vontade dos deuses em relação aos projectos dos homens, através do voo e do apetite das aves, trovões, etc.

Na Idade Média, apareceram mulheres visionárias: a mais conhecida é Hildegard de Bingen, que pertence à ordem beneditina. A sua contemplação espiritual deu-lhes visões que sentiram nos seus corpos e consciência.


Renascença: a descoberta de Nostradamus

Durante a Renascença, uma pessoa famosa chamada Nostradamus era o médico de Carlos X. Os seus séculos contêm profecias, mas os seus quatrains ainda hoje são difíceis de decifrar.

No século XVIII, o cartomante Etteilla, cujo nome é Jean Baptiste Alliette, desempenhou um papel fundamental na democratização do Tarot esotérico.

A senhora Lenormand, após uma passagem turbulenta no convento, frequentou Marat, Robespierre e Saint Juste, a quem fez previsões surpreendentes e fatais. Após alguns problemas de prisão que foram rapidamente resolvidos, a senhora Lenormand tornou-se a cartomante oficial da Imperatriz Josefina.

No século XIX, Adèle Moreau foi uma clarividente de renome que sucedeu a senhora Lenormand, instalando-se no mesmo consultório.


A vidência no século XX

No século XX, o vidente Marcel Belline exerceu o seu dom em Paris. Só os maiores e mais humildes poderiam consultá-lo.


Ao longo dos séculos e épocas, a vidência sempre existiu. Rudimentar, filosófica, espiritual, decretada, presa, abusada, mal compreendida, democratizada, a vidência, agora chamada clarividência, evoca ainda tanta atração e mistério. Mas ainda responde às perguntas que as pessoas fazem em busca de um futuro melhor e mais confiante.

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente rea...

Actualidades

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito ? Descubra os nossos conselhos e deixe a "praia" boquiaberta!

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Horóscopo da Semana Gratuito do dia 28 ao dia 4 Dezembro 2022

E se pudesse antecipar todos os acontecimentos do seu dia-a-dia? E se tivesse conhecimento, com antecedência, dos possíveis erros que poderá cometer e de todos os obstáculos a ultrapassar? E se fosse fácil tomar qualquer decisão o mais rapidamente possível? Não espere mais, leia o seu Horóscopo da Semana e prepare-se de antemão para tudo; para os melhores momentos... e os menos bons!

Como cativar a atenção de cada Signo?

Diz-se muitas vezes que as primeiras impressões contam muito! De facto, certos Signos podem tornar-se resistentes se se comportarem de uma forma demasiado familiar ou, pelo contrário, demasiado maneirados consigo. Para cativar a sua atenção e, sobretudo, para a manter, precisa adaptar-se à sua personalidade, seja ela prudente ou excêntrica.

A sua compatibilidade sexual de acordo com a numerologia

Sabia que pode calcular o seu número numerológico a partir das letras do seu nome? Esta é de facto uma óptima maneira de aprender mais sobre a vida amorosa. O seu número fornece informações sobre com quem é sexualmente compatível, com quem tem química e as suas fantasias sexuais. Conheça a sua compatibilidade sexual de acordo com a numerologia.

Quais os Signos mais aventureiros do Zodíaco?

Alguns de nós somos naturalmente aventureiros, enquanto outros preferem ficar em casa bem aconchegados a ver televisão e na sua zona de conforto. Através da astrologia, conseguimos determinar quais os Signos mais audaciosos e aventureiros do Zodíaco.

Lahochi

Lah hoe chee é o nome desta poderosa técnica de cura, que traz uma alta frequência de luz ao corpo. Na medicina chinesa, um tratamento de Lahochi acalma doenças físicas, emocionais, psicológicas e espirituais e visa harmonizar o corpo e a mente. Qual é o princípio de Lahochi? Quais são os benefícios e riscos? Descubra tudo sobre esta prática.

Artigos favoritos

Horas iguais 11h11: oiça o seu Anjo da Guarda…

A muitos de entre nós já aconteceu olhar para o relógio e ver 11h11. É claro que achamos engraçado, mas também é algo que nos intriga… Porquê esta hora especificamente? Porque é que olhou para o relógio neste momento? Terá algum significado especial?

Horas iguais 22h22: fará algo grandioso...

22h22 é a hora igual que nos remete a todas as nossas declarações, a todas as nossas certezas… Quando vê esta hora não é por acaso pois esta tem um forte significado. O seu Anjo da Guarda pretende transmitir-lhe uma mensagem que esclarecerá um acontecimento da sua vida... Descubra qual será a mensagem que não pode ignorar!

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens

Se olhar para o relógio e a hora que verificar for igual ou invertida, saiba que não se trata de uma simples coincidência, tem um verdadeiro significado… Isto porque, quer dizer que o seu Anjo da Guarda, lhe está a tentar enviar uma mensagem… Está surpreendido/a? Curioso/a? Contamos-lhe tudo!

Horóscopo de Amanhã

Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã. - Victor Hugo

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!