Sofrologia e relaxamento: 3 exercícios a praticar

Atualizado no dia por Inês Moreira

A vida por vezes põe-nos à prova e o stress e a fadiga acumulam-se diariamente. Alguns dias é difícil sentir-se realizado e ter confiança em si mesmo. Quaisquer que sejam os problemas que encontra, a sofrologia ajuda-o/a a relaxar, a gerir as suas ansiedades e a colocar o seu corpo e mente em harmonia.

Quando o stress o/a ataca, sente que o seu estômago está em nós, as suas mãos pegajosas e o seu ritmo cardíaco acelera. É um facto, a mente atua sobre o corpo e vice-versa. A Sofrologia ajuda-o/a a desenvolver-se, porque ativa o corpo e a mente de uma forma harmoniosa. Além disso, o termo "sofrologia" vem do grego, “sos phren logos”, que significa "consciência viva em equilíbrio".


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


As origens da sofrologia

A Sofrologia foi criada nos anos 60 pelo Dr. Alfonso Caycedo, um neuropsiquiatra colombiano. Interessado na psique humana, nos estados e níveis da consciência humana, este jovem médico utilizou uma abordagem resolutamente médica com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes. Desenvolveu o seu método ao aprender sobre yoga na Índia e Zen no Japão durante as suas viagens.


Caycedo define a sofrologia como: "o estudo da consciência humana e dos valores existenciais".


Os benefícios da sofrologia

A Sofrologia é muito mais do que um método de relaxamento (além disso, na Sofrologia, não se toca música!). A Sofrologia é a ciência (testada e comprovada) da consciência. Pode ser apresentado como um método e uma técnica baseada na respiração, relaxamento e visualização.

Acima de tudo, permite-nos tornar-se ou recuperar a consciência da ligação corpo-mente e trabalhar sobre esta ligação. Salienta o facto de a mente actuar sobre o corpo e, inversamente, o corpo actuar sobre a mente!

O stress, aborrecimentos e traumas podem ser muito prejudiciais para a nossa saúde e enviar informação negativa ao nosso corpo. A Sofrologia ajuda-nos a libertar-nos destas tensões, a recentrarmo-nos em nós próprios para nos compreendermos intrinsecamente, a compreender todas as nossas funções. Permite-nos enviar informação positiva para dentro de nós próprios e fazer bem a nós próprios antes que o dano seja feito.

E se o dano já está presente, a sofrologia ajuda-nos a viver melhor, a aliviar a dor, a tomar alguma distância. Graças à sofrologia, (re)encontramos harmonia e equilíbrio interior, utilizando os nossos próprios recursos. É um vector óbvio de desenvolvimento pessoal.


Como praticar a sofrologia? 3 exercícios para relaxar

Respirar é a chave para a sofrologia. Para enfrentar os aborrecimentos e o stress, praticar este pequeno exercício a qualquer hora do dia.

  1. Respiração do ventre: Pratique a respiração abdominal insuflando a barriga enquanto inspira. Depois abra a cavidade torácica e exale com a respiração mais suave e longa possível.
  2. Respiração sob stress: Sente-se de costas direitas e concentre-se em imagens positivas. As mãos são colocadas sobre o peito e siga o movimento da caixa torácica. Inspire e expire três vezes, depois inspire profundamente e expire através de um pequeno orifício na boca.
  3. Respiração para libertar a tensão: Sentado/a de pé, inspire pelo nariz enquanto insuflam o estômago (respiração abdominal). Sustenha a respiração durante vários segundos, depois exale lentamente pela boca. Suspenda a respiração provocará uma sensação de bem-estar e relaxamento imediato.

Para obter resultados, é aconselhável fazer estes exercícios muito regularmente. Sempre que sente o stress a vir sobre si: quando se atrasa, quando o metro está cheio/a, quando acabou de receber uma observação de um superior, quando está em pânico, mas também no final do dia para garantir um sono melhor.

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Últimos artigos

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia no dia-a-dia

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se para mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unir o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

As pedras são misteriosas, magníficas, repletas de energias 💫 e fascinam-nos. Mas sabia que o seu mês de nascimento está diretamente relacionado a uma pedra? Descubra que pedra natal lhe corresponde, os seus símbolos e as suas virtudes.

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Artigos favoritos

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Jaspe vermelho

Muito conhecido em todo o mundo, o jaspe vermelho é também utilizado na litoterapia. De facto, é uma pedra relativamente comum, de origem vulcânica ou sedimentar, utilizada desde a Pré-história para a concepção de armas. As virtudes são contudo reconhecidas e os seus poderes são poderosos… Conheça as virtudes e propriedades da pedra da fertilidade.

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?