As origens da sofrologia
A Sofrologia foi criada nos anos 60 pelo Dr. Alfonso Caycedo, um neuropsiquiatra colombiano. Interessado na psique humana, nos estados e níveis da consciência humana, este jovem médico utilizou uma abordagem resolutamente médica com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes. Desenvolveu o seu método ao aprender sobre yoga na Índia e Zen no Japão durante as suas viagens.

Caycedo define a sofrologia como: "o estudo da consciência humana e dos valores existenciais".
Os benefícios da sofrologia
A Sofrologia é muito mais do que um método de relaxamento (além disso, na Sofrologia, não se toca música!). A Sofrologia é a ciência (testada e comprovada) da consciência. Pode ser apresentado como um método e uma técnica baseada na respiração, relaxamento e visualização.
Acima de tudo, permite-nos tornar-se ou recuperar a consciência da ligação corpo-mente e trabalhar sobre esta ligação. Salienta o facto de a mente actuar sobre o corpo e, inversamente, o corpo actuar sobre a mente!
O stress, aborrecimentos e traumas podem ser muito prejudiciais para a nossa saúde e enviar informação negativa ao nosso corpo. A Sofrologia ajuda-nos a libertar-nos destas tensões, a recentrarmo-nos em nós próprios para nos compreendermos intrinsecamente, a compreender todas as nossas funções. Permite-nos enviar informação positiva para dentro de nós próprios e fazer bem a nós próprios antes que o dano seja feito.
E se o dano já está presente, a sofrologia ajuda-nos a viver melhor, a aliviar a dor, a tomar alguma distância. Graças à sofrologia, (re)encontramos harmonia e equilíbrio interior, utilizando os nossos próprios recursos. É um vector óbvio de desenvolvimento pessoal.
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorInêsMoreira !
Faça uma pergunta para Inês
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário