Quando o stress o/a ataca, sente que o seu estômago está em nós, as suas mãos pegajosas e o seu ritmo cardíaco acelera. É um facto, a mente atua sobre o corpo e vice-versa. A Sofrologia ajuda-o/a a desenvolver-se, porque ativa o corpo e a mente de uma forma harmoniosa. Além disso, o termo "sofrologia" vem do grego, “sos phren logos”, que significa "consciência viva em equilíbrio".
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).
As origens da sofrologia
A Sofrologia foi criada nos anos 60 pelo Dr. Alfonso Caycedo, um neuropsiquiatra colombiano. Interessado na psique humana, nos estados e níveis da consciência humana, este jovem médico utilizou uma abordagem resolutamente médica com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes. Desenvolveu o seu método ao aprender sobre yoga na Índia e Zen no Japão durante as suas viagens.
Caycedo define a sofrologia como: "o estudo da consciência humana e dos valores existenciais".
Os benefícios da sofrologia
A Sofrologia é muito mais do que um método de relaxamento (além disso, na Sofrologia, não se toca música!). A Sofrologia é a ciência (testada e comprovada) da consciência. Pode ser apresentado como um método e uma técnica baseada na respiração, relaxamento e visualização.
Acima de tudo, permite-nos tornar-se ou recuperar a consciência da ligação corpo-mente e trabalhar sobre esta ligação. Salienta o facto de a mente actuar sobre o corpo e, inversamente, o corpo actuar sobre a mente!
O stress, aborrecimentos e traumas podem ser muito prejudiciais para a nossa saúde e enviar informação negativa ao nosso corpo. A Sofrologia ajuda-nos a libertar-nos destas tensões, a recentrarmo-nos em nós próprios para nos compreendermos intrinsecamente, a compreender todas as nossas funções. Permite-nos enviar informação positiva para dentro de nós próprios e fazer bem a nós próprios antes que o dano seja feito.
E se o dano já está presente, a sofrologia ajuda-nos a viver melhor, a aliviar a dor, a tomar alguma distância. Graças à sofrologia, (re)encontramos harmonia e equilíbrio interior, utilizando os nossos próprios recursos. É um vector óbvio de desenvolvimento pessoal.
Como praticar a sofrologia? 3 exercícios para relaxar
Respirar é a chave para a sofrologia. Para enfrentar os aborrecimentos e o stress, praticar este pequeno exercício a qualquer hora do dia.
- Respiração do ventre: Pratique a respiração abdominal insuflando a barriga enquanto inspira. Depois abra a cavidade torácica e exale com a respiração mais suave e longa possível.
- Respiração sob stress: Sente-se de costas direitas e concentre-se em imagens positivas. As mãos são colocadas sobre o peito e siga o movimento da caixa torácica. Inspire e expire três vezes, depois inspire profundamente e expire através de um pequeno orifício na boca.
- Respiração para libertar a tensão: Sentado/a de pé, inspire pelo nariz enquanto insuflam o estômago (respiração abdominal). Sustenha a respiração durante vários segundos, depois exale lentamente pela boca. Suspenda a respiração provocará uma sensação de bem-estar e relaxamento imediato.
Para obter resultados, é aconselhável fazer estes exercícios muito regularmente. Sempre que sente o stress a vir sobre si: quando se atrasa, quando o metro está cheio/a, quando acabou de receber uma observação de um superior, quando está em pânico, mas também no final do dia para garantir um sono melhor.