Medicina chinesa: quais são os 12 meridianos?

Atualizado no dia por Inês Moreira

Na medicina chinesa, os meridianos são os canais através dos quais a energia flui por todo o nosso corpo. Utilizada na acupuntura, a estimulação destes meridianos regula e equilibra o fluxo energético para os vários órgãos do corpo.

Os 12 meridianos do corpo humano constituem o caminho privilegiado da energia através do corpo. Existem 6 meridianos Yin e 6 meridianos Yang, que circulam apenas na vertical: o Yin sobe e o Yang desce.

>> É yin ou yang?


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Os 12 meridianos na medicina chinesa

Os meridianos estão ligados à energia de um órgão. 6 estão localizados nas mãos e 6 nos pés. Ligam os diferentes pontos ligados aos órgãos. Em cada caso, nos lados das mãos e dos pés, 3 meridianos são Yang e 3 são Yin.


É bom saber: Na medicina tradicional chinesa, os órgãos trabalham em pares (fígado e vesícula biliar, rim e bexiga, estômago e baço, etc.).


Meridianos da mão

  • Shao Yin: localizada ao nível do dedo mindinho, é o meridiano do coração
  • Tai Yang: também localizado ao nível do dedo mindinho, é o meridiano do intestino delgado, um órgão complementar ao coração
  • Tai Yin: é o meridiano pulmonar, encontra-se ao nível do polegar
  • Yang Ming: localizado ao nível do dedo indicador, é o meridiano do intestino grosso
  • Jue Yin: é o meridiano do mestre do coração localizado no dedo médio
  • Shao Yang: localizado no dedo anelar, é o meridiano dos 3 aquecedores


Meridianos do pé

  • Tay Yin: é o meridiano do braço, localizado no dedo grande do pé
  • Jue Yin: também está localizado ao nível do dedo grande do pé, está localizado ao nível do fígado
  • Yang Ming: localizado no segundo dedo do pé, é o meridiano do estômago
  • Shao Yang: é o meridiano da vesícula biliar localizado no quarto dedo do pé
  • Tai Yang: localizado ao nível do quinto dedo do pé, é o meridiano da bexiga
  • Shao Yin: é o meridiano dos rins localizado sob o arco do pé


Como estimular os meridianos

Na medicina tradicional chinesa, a acupuntura é utilizada para estimular os meridianos, ou seja, por meio de agulhas. Em alternativa, o praticante pode também usar moxas, que são grandes varas de artemísia (uma erva que queima e emite muito calor), ou ventosas com algodão inflamado.



Com esta estimulação meridiana, o praticante preencherá uma falta de energia num órgão ou evacuar um excesso de energia.

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

A sua pedra natal de acordo com o seu mês de nascimento

As pedras são misteriosas, magníficas, repletas de energias 💫 e fascinam-nos. Mas sabia que o seu mês de nascimento está diretamente relacionado a uma pedra? Descubra que pedra natal lhe corresponde, os seus símbolos e as suas virtudes.

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Lahochi

Lah hoe chee é o nome desta poderosa técnica de cura, que traz uma alta frequência de luz ao corpo. Na medicina chinesa, um tratamento de Lahochi acalma doenças físicas, emocionais, psicológicas e espirituais e visa harmonizar o corpo e a mente. Qual é o princípio de Lahochi? Quais são os benefícios e riscos? Descubra tudo sobre esta prática.

Pedras preciosas partidas

Com o tempo, ou após haver caído, uma pedra preciosa pode partir-se. As suas cores desvanecem-se se absorver demasiada energia e racha quando sente que serviu o seu propósito. O desgaste natural ou acidental não é mau presságio. Por outro lado, a sua utilização está comprometida. O que fazer para evitar que esta perca os seus poderes?

Jaspe vermelho

Muito conhecido em todo o mundo, o jaspe vermelho é também utilizado na litoterapia. De facto, é uma pedra relativamente comum, de origem vulcânica ou sedimentar, utilizada desde a Pré-história para a concepção de armas. As virtudes são contudo reconhecidas e os seus poderes são poderosos… Conheça as virtudes e propriedades da pedra da fertilidade.

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞 308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Contactar o 308 803 288 Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas