Medicina chinesa: quais são os 12 meridianos?

Atualizado no dia por Inês Moreira

Na medicina chinesa, os meridianos são os canais através dos quais a energia flui por todo o nosso corpo. Utilizada na acupuntura, a estimulação destes meridianos regula e equilibra o fluxo energético para os vários órgãos do corpo.

Os 12 meridianos do corpo humano constituem o caminho privilegiado da energia através do corpo. Existem 6 meridianos Yin e 6 meridianos Yang, que circulam apenas na vertical: o Yin sobe e o Yang desce.

>> É yin ou yang?


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Os 12 meridianos na medicina chinesa

Os meridianos estão ligados à energia de um órgão. 6 estão localizados nas mãos e 6 nos pés. Ligam os diferentes pontos ligados aos órgãos. Em cada caso, nos lados das mãos e dos pés, 3 meridianos são Yang e 3 são Yin.


É bom saber: Na medicina tradicional chinesa, os órgãos trabalham em pares (fígado e vesícula biliar, rim e bexiga, estômago e baço, etc.).


Meridianos da mão

  • Shao Yin: localizada ao nível do dedo mindinho, é o meridiano do coração
  • Tai Yang: também localizado ao nível do dedo mindinho, é o meridiano do intestino delgado, um órgão complementar ao coração
  • Tai Yin: é o meridiano pulmonar, encontra-se ao nível do polegar
  • Yang Ming: localizado ao nível do dedo indicador, é o meridiano do intestino grosso
  • Jue Yin: é o meridiano do mestre do coração localizado no dedo médio
  • Shao Yang: localizado no dedo anelar, é o meridiano dos 3 aquecedores


Meridianos do pé

  • Tay Yin: é o meridiano do braço, localizado no dedo grande do pé
  • Jue Yin: também está localizado ao nível do dedo grande do pé, está localizado ao nível do fígado
  • Yang Ming: localizado no segundo dedo do pé, é o meridiano do estômago
  • Shao Yang: é o meridiano da vesícula biliar localizado no quarto dedo do pé
  • Tai Yang: localizado ao nível do quinto dedo do pé, é o meridiano da bexiga
  • Shao Yin: é o meridiano dos rins localizado sob o arco do pé


Como estimular os meridianos

Na medicina tradicional chinesa, a acupuntura é utilizada para estimular os meridianos, ou seja, por meio de agulhas. Em alternativa, o praticante pode também usar moxas, que são grandes varas de artemísia (uma erva que queima e emite muito calor), ou ventosas com algodão inflamado.



Com esta estimulação meridiana, o praticante preencherá uma falta de energia num órgão ou evacuar um excesso de energia.

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Lahochi

Lah hoe chee é o nome desta poderosa técnica de cura, que traz uma alta frequência de luz ao corpo. Na medicina chinesa, um tratamento de Lahochi acalma doenças físicas, emocionais, psicológicas e espirituais e visa harmonizar o corpo e a mente. Qual é o princípio de Lahochi? Quais são os benefícios e riscos? Descubra tudo sobre esta prática.

O que é que faz um magnetizador?

Entre o escárnio e o fascínio, curandeiros, xamãs e encantadores de fogo são o material da fantasia. Mesmo que não sejam médicos, poderiam acalmar e aliviar todo o tipo de dores. Quem são eles e como podem ajudar-nos?

Sofrologia e relaxamento

A vida por vezes põe-nos à prova e o stress e a fadiga acumulam-se diariamente. Alguns dias é difícil sentir-se realizado e ter confiança em si mesmo. Quaisquer que sejam os problemas que encontra, a sofrologia ajuda-o/a a relaxar, a gerir as suas ansiedades e a colocar o seu corpo e mente em harmonia.

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia ao quotidiano

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se pois irá mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unificar o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

Orgonite

Concepcionada por humanos, a orgonite tem muitos benefícios. Concebida por três homens brilhantes, esta pedra absorve toda a energia negativa para ajudar o seu corpo a recuperar a harmonia, e a sua casa a ser purificada. Deixe-se surpreender por esta invenção científica e descubra todos os seus segredos e utilidades!

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!