Medicina chinesa: quais são os 12 meridianos?

Atualizado no dia por Inês Moreira

Na medicina chinesa, os meridianos são os canais através dos quais a energia flui por todo o nosso corpo. Utilizada na acupuntura, a estimulação destes meridianos regula e equilibra o fluxo energético para os vários órgãos do corpo.

Os 12 meridianos do corpo humano constituem o caminho privilegiado da energia através do corpo. Existem 6 meridianos Yin e 6 meridianos Yang, que circulam apenas na vertical: o Yin sobe e o Yang desce.

>> É yin ou yang?


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Os 12 meridianos na medicina chinesa

Os meridianos estão ligados à energia de um órgão. 6 estão localizados nas mãos e 6 nos pés. Ligam os diferentes pontos ligados aos órgãos. Em cada caso, nos lados das mãos e dos pés, 3 meridianos são Yang e 3 são Yin.


É bom saber: Na medicina tradicional chinesa, os órgãos trabalham em pares (fígado e vesícula biliar, rim e bexiga, estômago e baço, etc.).


Meridianos da mão

  • Shao Yin: localizada ao nível do dedo mindinho, é o meridiano do coração
  • Tai Yang: também localizado ao nível do dedo mindinho, é o meridiano do intestino delgado, um órgão complementar ao coração
  • Tai Yin: é o meridiano pulmonar, encontra-se ao nível do polegar
  • Yang Ming: localizado ao nível do dedo indicador, é o meridiano do intestino grosso
  • Jue Yin: é o meridiano do mestre do coração localizado no dedo médio
  • Shao Yang: localizado no dedo anelar, é o meridiano dos 3 aquecedores


Meridianos do pé

  • Tay Yin: é o meridiano do braço, localizado no dedo grande do pé
  • Jue Yin: também está localizado ao nível do dedo grande do pé, está localizado ao nível do fígado
  • Yang Ming: localizado no segundo dedo do pé, é o meridiano do estômago
  • Shao Yang: é o meridiano da vesícula biliar localizado no quarto dedo do pé
  • Tai Yang: localizado ao nível do quinto dedo do pé, é o meridiano da bexiga
  • Shao Yin: é o meridiano dos rins localizado sob o arco do pé


Como estimular os meridianos

Na medicina tradicional chinesa, a acupuntura é utilizada para estimular os meridianos, ou seja, por meio de agulhas. Em alternativa, o praticante pode também usar moxas, que são grandes varas de artemísia (uma erva que queima e emite muito calor), ou ventosas com algodão inflamado.



Com esta estimulação meridiana, o praticante preencherá uma falta de energia num órgão ou evacuar um excesso de energia.

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia ao quotidiano

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se pois irá mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unificar o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

Orgonite

Concepcionada por humanos, a orgonite tem muitos benefícios. Concebida por três homens brilhantes, esta pedra absorve toda a energia negativa para ajudar o seu corpo a recuperar a harmonia, e a sua casa a ser purificada. Deixe-se surpreender por esta invenção científica e descubra todos os seus segredos e utilidades!

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Plena consciência

Quando não estamos a pensar no passado, estamos a pensar no futuro. Isto deixa-nos pouco tempo para desfrutar do momento presente. É neste momento em que a plena consciência age e nos impulsiona a acalmar-nos. Despertar os nossos sentidos e ancorarmo-nos no presente são todos comportamentos que nos fariam mais felizes. Descubra mais sobre a plena consciência!

Que incenso queimar para atrair dinheiro?

“Dinheiro, dinheiro, muito dinheiro”! Não são muitos aqueles que se contentam com poucos. Damos sempre o nosso melhor para enriquecer-mo-nos, mas por vezes temos a impressão de que nada acontece. Se o seu trabalho não for suficiente para lhe fornecer o que precisa e se sente que as suas preces não foram ouvidas, descubra quais os 4 incensos a queimar para atrair dinheiro à vida.

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!