As mais famosas superstições decifradas...

Atualizado no dia por Lena Almeida

Cuidado com os gatos pretos, não andar por baixo da escada, não abrir o chapéu de chuva dentro de casa... Todos nós conhecemos estas superstições sem saber de onde elas vêm. Algumas pessoas divertem-se com elas mas preferem não tentar o diabo, só para o caso de... Revelamos a origem destas superstições, que são muitas vezes de senso comum!

Lendas urbanas e outras superstições são transmitidas de geração em geração a tal ponto que todos nós conhecemos os presságios da desgraça sem sabermos nada sobre a sua origem.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


<< Quais são os Signos mais supersticiosos do Zodíaco? 


Origens das 5 superstições mais famosas

Gato preto, espelho partido, chapéu de chuva aberto, passar por baixo de uma escada ou não se sentar numa mesa com 13 pessoas... Descobrirá tudo sobre estas superstições conhecidas de todos.


1) Andar por baixo de uma escada: castigo instantâneo

Por detrás desta superstição conhecida por todos/as, esconde-se uma explicação muito lógica! Esta crença remonta à Idade Média, quando era perigoso passar por baixo de uma escada em risco de ser atingido na cabeça por um pote ou ferramentas afiadas... Uma questão de senso comum e ainda hoje válida!


2) Abrir o seu chapéu de chuva no interior: perigo à vista!

O século XVIII assistiu ao aparecimento dos primeiros chapéus de chuva com estrutura metálica, que poderiam ferir adultos e crianças nas proximidades se colocados dentro de uma casa. Isto deu origem à ideia de que a sua abertura no interior traria infelicidade ao agregado familiar


3) Partir um espelho: maldição do oráculo

Nos tempos antigos, os espelhos eram utilizados como oráculos para prever o futuro, cobertos com água. Os/As Videntes da época viram um mau presságio quando o espelho se partia, ou mesmo uma maldição, que é como esta tradição é perpetuada...


4) Ver um gato preto: o amigo das "bruxas"

Ver um gato preto é um sinal de que algo vai acontecer, mas não é necessariamente um mau presságio. Esta superstição em torno do gato preto apareceu na Europa na Idade Média. Para além da psicose da magia negra e da bruxaria, foi também acrescentado o gato das chamadas "bruxas".


5) 13 à mesa: a última refeição

O número 13 tem uma má reputação! Esta superstição está ligada ao episódio da Última Ceia, a última refeição de Jesus Cristo rodeada pelos seus 12 apóstolos. Foi crucificado no dia seguinte.



Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente rea...

Actualidades

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Pêndulo divinatório e gravidez

Está grávida e quer saber o sexo do seu futuro filho? Se tiver um pêndulo divinatório, não há necessidade de esperar pela ecografia reveladora do sexo! O pêndulo é de facto uma forma simples de determinar o sexo de um bebé que está prestes a nascer…

A evolução do Fato de Banho

O fato de banho é uma das peças de roupas que mais evoluiu ao longo dos anos. Passou, em algumas décadas, de um "vestido de natação" para um biquíni revelador. Inspire-se e corra para a praia (protegendo-se sempre, claro)!

Ritual do amor com água a ferver para os corações partidos

O amor e os seus contratempos! Poderíamos falar sobre isso durante horas e isso não pararia de partir o coração. Se está a viver esta situação ou sente que a sua relação está em perigo, pode tomar medidas, e entre tudo o que pode tentar está o ritual da água a ferver.

Planta Jade

Conhece o Feng Shui? Esta arte visa harmonizar a energia de um lugar para promover o bem-estar dos seus ocupantes. Bem, segundo o Feng Shui, possuir uma planta Jade traria fortuna, sorte e energia positiva. Descubra mais sobre esta magnífica planta!

Artigos favoritos

O seu Nome, Números e Cores

Sabia que os números estão associados às cores? E que é muito importante ter consciência disso, devido às vibrações? Faltará alguma cor no seu nome?

Sexta-feira 13 – O seu dia de Sorte? Ou de azar, mesmo?

As sextas-feiras 13 colocam as nossas crenças e superstições ao rubro! Mas, poderá a sexta-feira 13 ser um dia de sorte? Porque a associamos ao azar? O que nos influencia e nos leva a isso? Porque é que este estereotipo passa de geração em geração?

O Calendário Sexual de 2022

Graças a Vénus, o planeta do amor, a procrastinação emocional de 2021 irá desvanecer-se. Serão possíveis novos encontros, oficializações de relações, boas surpresas… e claro que, em 2022, a nossa libido será fortemente impactada! Sabemos que o desejo nem sempre é o mesmo, que a nossa libido é influenciada pelos astros e que nem sempre é o êxtase… Mas, com o calendário sexual, poderemos preparar-nos com antecedência e aproveitar as datas mais quentes e sensuais!

Como escrever uma carta de pedido ao universo?

Se estiver preso/a numa situação, há uma forma simples de conseguir o que deseja, enquanto analisa as suas vontades, projetando-se no futuro e expressando claramente os seus desejos e sonhos. Pegue um papel e uma caneta, ser-lhe-á revelado como pedir ao universo o que deseja.

Os acordos toltecas: 4 princípios que mudarão a sua vida

O homem distorce a realidade e sofre desnecessariamente… Os Toltecas não aceitam a frustração! De acordo com estes grandes sábios mexicanos, todos nós podemos muito bem pôr em prática 4 normas de conduta que nos ajudam a melhorar o nosso quotidiano. Saber como comunicar com os outros, parar de ser suscetível e pessimista, começar a ser mais positivo/a e esforçar-se mais… descubra os 4 princípios toltecas de acordo com o livro “Os Quatro Compromissos: o livro da filosofia Tolteca” de Don Miguel Ruiz.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Caranguejo: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Caranguejo, precisam de se sentirem seguros/as, protegidos/as. A sua sensibilidade e a nostalgia da infância fazem deles/as pessoas muito doces e intuitivas... Mas será que os/as conhece verdadeiramente? Descubra todas as características destes/as nativos/as sensíveis, nostálgicos/as, doces, mas por vezes um pouco preguiçosos/as...

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!