Penas de pavão: qual o seu verdadeiro significado?

Atualizado no dia por Inês Moreira

O pavão é um animal espectacular que fascinou e despertou a curiosidade dos seres humanos durante muitos séculos. As suas penas são particularmente atrativas, com um círculo no centro da pena que se assemelha a um olho, para não mencionar as suas cores brilhantes que nos encantam. Contudo, será a pena do pavão um verdadeiro amuleto da sorte ou será que simboliza algo completamente diferente?

Com os seus padrões e cores vibrantes, as penas de pavão não nos deixam indiferentes, razão pela qual há muitas lendas e significados. Muitas religiões vêem-nas frequentemente com um símbolo muito poderoso.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).



Qual é o simbolismo da pena de pavão?

A pena de pavão parece representar centenas de olhos. Na Grécia antiga, diz-se que a deusa Hera deu ao pavão os olhos que outrora pertenceram a Argus, para que a ave pudesse protegê-lo vendo o passado, o presente e o futuro. Para os cristãos, estes olhos representam Deus que vê todas as ações realizadas pela humanidade.


Um simbolismo de renovação

No Verão, o pavão perde as suas penas e no entanto voltam a crescer, ainda mais belas na Primavera seguinte. Bastava que muitas religiões vissem estas penas particulares com um sinal de ressurreição ou de renovação espiritual. Ter uma consigo ajuda a pôr de lado a negatividade e a concentrar-se no positivo. De facto, é um passo essencial para avançar e seguir um caminho que é talvez mais espiritual.


Um amuleto da sorte

Encontrar uma pena de pavão é muitas vezes um sinal de que a sorte está prestes a vir até si. O sucesso em breve estará no horizonte em todos as áreas da sua vida. Também tem poderes protetores que ajudam a afastar os maus espíritos.


Pode uma pena de pavão trazer má sorte?

Como acabámos de ver, encontrar uma pena de pavão é um sinal de boa sorte, mas será que existe uma mensagem dupla? De facto, de acordo com uma antiga superstição, estas penas representam os olhos do Diabo e carregam ondas negativas na casa. Embora, na realidade, tudo dependa de como se obtém essas penas.


Porque podem ser uma fonte de má sorte?

O pavão é um animal mítico que deve ser tratado com grande respeito. Se, para obter as suas penas, for mantido fechado numa gaiola, então, as suas penas trarão má sorte. Mas se carregar uma pena que o pássaro perdeu naturalmente, então trar-lhe-á boa sorte e vibrações positivas.

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Será compatível com quem ama?

Sonha encontrar o amor da sua vida e viver uma relação duradoura e gratificante? Este estudo de compatibilidade amorosa será de grande ajuda para si. Será que é compatível com a pessoa que (secretamente) gosta? Descubra rapidamente se os seus signos são compatíveis.

Mercúrio Retrógrado 2022: datas e impactos na sua vida

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Últimos artigos

Bambu da sorte: o amuleto da sorte Feng Shui a ter em casa!

O bambu da sorte é um amuleto que, de acordo com a tradição Chinesa, traz felicidade, saúde, prosperidade, sorte e fortuna... Também associado ao Feng Shui, ajuda a melhorar o fluxo de energia positiva. Descubra porque é que deve tê-lo em casa!

Formigas em casa?

Quando pensamos neste pequeno insecto, pensamos imediatamente na sua carga de trabalho. De facto, a formiga é um símbolo de trabalho árduo, energia gasta numa missão, paciência, convicção e planeamento. Encontrar formigas em sua casa tem, portanto, um significado positivo que o/a ajuda a lidar com a insatisfação geral na sua vida.

Como inovar sexualmente?

Quanto está numa relação de longa data, a vida substitui a paixão do início... Mas como reacender a chama e apimentar a sua relação? Aqui, não encontrará necessariamente posições rebuscadas e difíceis a serem realizadas, somente 5 dicas simples a seguir diariamente para escapar à rotina.

Pêndulo divinatório e gravidez

Está grávida e quer saber o sexo do seu futuro filho? Se tiver um pêndulo divinatório, não há necessidade de esperar pela ecografia reveladora do sexo! O pêndulo é de facto uma forma simples de determinar o sexo de um bebé que está prestes a nascer…

Artigos favoritos

Qual o significado das penas?

Nada parece mais banal do que uma pena, e no entanto, a pena é inseparável da ave. Por isso, tem uma ligação com os céus. Não admira então que os Anjos da Guarda as espalhem pelo nosso caminho para nos enviarem uma mensagem. Sim, mas que mensagem? De acordo com a cor da pena, qual é o significado e o poder desta mensagem angélica?

Qual será o simbolismo do totem Pica-pau?

Ave ruidosa com um movimento repetitivo, o pica-pau é por vezes mal considerado. No entanto, entre os ameríndios, o animal totem Pica-pau simboliza coragem, vitalidade e generosidade. Com o seu som que soa como um coração palpitante, representa a vida em toda a sua beleza. Um pássaro intrigante, descubra rapidamente o simbolismo do pica-pau.

O significado da Joaninha

Este pequeno e bonito inseto vermelho com manchas pretas é, evidentemente, conhecido por ser um símbolo de sorte. Pequeno inseto sagrado que gostamos de ter no dedo, a Joaninha é um amuleto de boa sorte, apesar de também ter uma mensagem espiritual...

Qual é o significado da cor "Azul"?

Cor da imensidade que lembra o céu e o mar, o azul é uma cor de contemplação. Fria e intensa ao mesmo tempo, o azul é repleto de tons que simbolizam a paz e a serenidade assim como o sonho e o sono. Mas, quais são os segredos desta cor universal?

Qual é o significado da cor "Cor-de-Rosa"?

Cor símbolo da feminilidade e do romantismo, o cor-de-rosa representa a delicadeza, mas também a energia em tons mais fortes. Mistura de vermelho e branco, descubra tudo sobre esta cor doce.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!