Significado do Azul: paz e infinito...
Cada cor tem o seu próprio significado. Cor da viagem, o azul incita-nos a mudar, incita-nos à evasão... É também o símbolo do infinito, associado ao conhecimento e à inteligência. A paz, a segurança e a estabilidade ligadas ao carácter contemplativo e hipnótico desta cor são simbólicas. Enfim, a lealdade e a sinceridade estão também ligadas à cor azul, pois como a água esta cor apela à clareza, com ela não podemos esconder nada. Contudo, mesmo associada à tranquilidade e à calma, quando extrema, a cor azul é também a cor da depressão.
- Significados positivos: paz, sonho, serenidade, lealdade, sinceridade, sabedoria...
- Significados negativos: passividade, saudade, melancolia, depressão...
O azul é uma cor com uma variedade de conotações. Ligada ao desprendimento e à calma interior, esta cor favorece o sonho e a imaginação, mas também a contemplação e o sono. Fresco, calmante ou ainda mais misterioso, consoante a tonalidade, o azul tem uma carga emocional e oferece um vasto leque de possibilidades.
O que revela a cor "Azul" sobre a sua personalidade?
Se o azul é a sua cor favorita, significa que é uma pessoa calma, estável e pouco influenciável. Assim sendo, para além de tranquilizar quem o/a rodeia, não suporta a superficialidade e luta com "unhas e dentes" para alcançar os seus objetivos. Sério/a, mas também conservador/a, tem um espírito jovial que precisa de libertar mais... Quem ama poderá contar sempre consigo em todos os momentos!
- Qualidades: serenidade, calma, paciência, seriedade, generosidade...
- Defeitos: conservadorismo, ansiedade, desmancha-prazeres...
O azul é a cor dos/as nativos/as de Touro e de Capricórnio, dois signos cujas personalidades combinam muito bem com esta cor; calmos/as, leais, sérios/as e pragmáticos/as.
Quais os efeitos da cor "Azul"?
O "Azul" na Cromoterapia: um pouco de doçura
Usa-se a cor azul no tom "azul-bebé" para suavizar... Na Cromoterapia, é melhor evitar o "azul-escuro", "azul-marinho" e o "azul-esverdeado" que são mais misteriosos e não facilitam a comunicação. O "azul-nocturno" é aliás soporífero, quase hipnótico e apela a uma certa passividade ou até mesmo à melancolia e à depressão. Assim, é melhor utilizar "azuis" mais claros para efeitos anti-stress, relaxantes, tranquilizantes e anti-inflamatórios.
O Azul na Espiritualidade
O azul é associado ao quinto Chakra, o da garganta, ou seja, o da expressão, da comunicação, da verdade e da criatividade. O nome desse chakra é Vishuddha, o chakra da garganta, que significa purificação. Associado à água, esta cor "é a que limpa"; associado ao céu, é a cor do infinito, do desconhecido e do divino. Incentiva à meditação e à oração...