Páscoa: Porquê o Coelhinho e os Ovos?

Atualizado no dia por Inês Moreira

A Páscoa aproxima-se a passos largos e com ela todo o significado religioso. Mas porquê que utilizamos como representação da Páscoa, o coelhinho e os ovos?

A Páscoa é um acontecimento religioso, mas é, por norma através do coelho e dos ovos que a identificamos. Isto, porque, a figura do coelho está simbolicamente relacionada esta data comemorativa, pois representa a fertilidade.

Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinónimo de preservação da espécie e de melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo.

No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).

 


Porque é que o significado de reprodução é relacionado com o significado religioso da Páscoa? 

Tanto no significado judeu como cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, etc), também entram neste contexto da fertilidade e de vida.

 

Páscoa

A simbologia da ressurreição na Páscoa faz com que renasça a nossa esperança num mundo melhor.

A Páscoa é a ressurreição de Cristo, por isso nada melhor do que aproveitar este domingo para refletir. Fazer o balanço da vida para perceber se é necessário recomeçar… Porque, a Páscoa é isto, o momento de renascer; seja para um novo modo de vida, para o amor, para a amizade... 

Enfim, se na sua vida existe algo que não está bem, porque não parar, recomeçar e renascer para a felicidade?


 

As Origens do termo

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais, cuja origem remonta há séculos.

O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim "Pascae". Na Grécia Antiga, este termo é encontrado como "Paska"; porém a sua origem mais remota é hebraica onde aparece o termo "Pesach", cujo significado é passagem.

 

Entre as Civilizações Antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás, principalmente na região do Mediterrâneo.

Algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março.

Geralmente, esta festa era realizada na primeira Lua Cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores oportunidades de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

 

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durante vários anos.

Esta história encontra-se no Antigo Testamento, no livro do Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não houve tempo para fermentar o pão.

 

A Páscoa Cristã

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo. O festejo era realizado no domingo seguinte à lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março).

A semana anterior à Páscoa é considerada como a Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

 

*artigo escrito em colaboração com a Taróloga Hayane


Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Descubra os 4 Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos 5 que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Previsões Numerológicas do Verão de 2022

2022 é um ano 6, ou seja, um ano com novas orientações, tanto a nível pessoal como coletivo… Mas de que forma passará o seu Verão? De que forma o seu Ano Pessoal influenciará a forma como atravessará a estação mais quente? Saiba como calcular o seu Ano Pessoal e descubra as Previsões Numerológicas do Verão de 2022.

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Pêndulo divinatório e gravidez

Está grávida e quer saber o sexo do seu futuro filho? Se tiver um pêndulo divinatório, não há necessidade de esperar pela ecografia reveladora do sexo! O pêndulo é de facto uma forma simples de determinar o sexo de um bebé que está prestes a nascer…

A evolução do Fato de Banho

O fato de banho é uma das peças de roupas que mais evoluiu ao longo dos anos. Passou, em algumas décadas, de um "vestido de natação" para um biquíni revelador. Inspire-se e corra para a praia (protegendo-se sempre, claro)!

Ritual do amor com água a ferver para os corações partidos

O amor e os seus contratempos! Poderíamos falar sobre isso durante horas e isso não pararia de partir o coração. Se está a viver esta situação ou sente que a sua relação está em perigo, pode tomar medidas, e entre tudo o que pode tentar está o ritual da água a ferver.

Planta Jade

Conhece o Feng Shui? Esta arte visa harmonizar a energia de um lugar para promover o bem-estar dos seus ocupantes. Bem, segundo o Feng Shui, possuir uma planta Jade traria fortuna, sorte e energia positiva. Descubra mais sobre esta magnífica planta!

Artigos favoritos

O seu Nome, Números e Cores

Sabia que os números estão associados às cores? E que é muito importante ter consciência disso, devido às vibrações? Faltará alguma cor no seu nome?

Sexta-feira 13 – O seu dia de Sorte? Ou de azar, mesmo?

As sextas-feiras 13 colocam as nossas crenças e superstições ao rubro! Mas, poderá a sexta-feira 13 ser um dia de sorte? Porque a associamos ao azar? O que nos influencia e nos leva a isso? Porque é que este estereotipo passa de geração em geração?

O Calendário Sexual de 2022

Graças a Vénus, o planeta do amor, a procrastinação emocional de 2021 irá desvanecer-se. Serão possíveis novos encontros, oficializações de relações, boas surpresas… e claro que, em 2022, a nossa libido será fortemente impactada! Sabemos que o desejo nem sempre é o mesmo, que a nossa libido é influenciada pelos astros e que nem sempre é o êxtase… Mas, com o calendário sexual, poderemos preparar-nos com antecedência e aproveitar as datas mais quentes e sensuais!

Como escrever uma carta de pedido ao universo?

Se estiver preso/a numa situação, há uma forma simples de conseguir o que deseja, enquanto analisa as suas vontades, projetando-se no futuro e expressando claramente os seus desejos e sonhos. Pegue um papel e uma caneta, ser-lhe-á revelado como pedir ao universo o que deseja.

Os acordos toltecas: 4 princípios que mudarão a sua vida

O homem distorce a realidade e sofre desnecessariamente… Os Toltecas não aceitam a frustração! De acordo com estes grandes sábios mexicanos, todos nós podemos muito bem pôr em prática 4 normas de conduta que nos ajudam a melhorar o nosso quotidiano. Saber como comunicar com os outros, parar de ser suscetível e pessimista, começar a ser mais positivo/a e esforçar-se mais… descubra os 4 princípios toltecas de acordo com o livro “Os Quatro Compromissos: o livro da filosofia Tolteca” de Don Miguel Ruiz.

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

Descubram os Lives Tarot no YouTube!