Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

Páscoa: Porquê o Coelhinho e os Ovos?

A Páscoa aproxima-se a passos largos e com ela todo o significado religioso. Mas porquê que utilizamos como representação da Páscoa, o coelhinho e os ovos?

A Páscoa é um acontecimento religioso, mas é, por norma através do coelho e dos ovos que a identificamos. Isto, porque, a figura do coelho está simbolicamente relacionada esta data comemorativa, pois representa a fertilidade.

Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinónimo de preservação da espécie e de melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo.

No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).

 


Porque é que o significado de reprodução é relacionado com o significado religioso da Páscoa? 

Tanto no significado judeu como cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, etc), também entram neste contexto da fertilidade e de vida.

 

Páscoa

A simbologia da ressurreição na Páscoa faz com que renasça a nossa esperança num mundo melhor.

A Páscoa é a ressurreição de Cristo, por isso nada melhor do que aproveitar este domingo para refletir. Fazer o balanço da vida para perceber se é necessário recomeçar… Porque, a Páscoa é isto, o momento de renascer; seja para um novo modo de vida, para o amor, para a amizade... 

Enfim, se na sua vida existe algo que não está bem, porque não parar, recomeçar e renascer para a felicidade?


 

As Origens do termo

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais, cuja origem remonta há séculos.

O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim "Pascae". Na Grécia Antiga, este termo é encontrado como "Paska"; porém a sua origem mais remota é hebraica onde aparece o termo "Pesach",cujo significado é passagem.

 

Entre as Civilizações Antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás, principalmente na região do Mediterrâneo.

Algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março.

Geralmente, esta festa era realizada na primeira Lua Cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores oportunidades de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

 

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durante vários anos.

Esta história encontra-se no Antigo Testamento, no livro do Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não houve tempo para fermentar o pão.

 

A Páscoa Cristã

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo. O festejo era realizado no domingo seguinte à lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março).

A semana anterior à Páscoa é considerada como a Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

 

*artigo escrito em colaboração com a Taróloga Hayane



Por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente realizada....

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente realizada. Hoje, espero que os/as nossos/as leitores/as gostem e que se reconheçam nos nossos artigos!

Continuar a ler

Deixe o seu comentário

Descubram os/as nossos/as Especialistas através de uma fantástica entrevista!

Últimos artigos relativos relativos à Vidência

Tudo sobre Horas Iguais e Invertidas: Significados e Mensagens  Descubra a mensagem que o seu Anjo tem para lhe revelar!
Entrevista ao Tarólogo Adão  Descubra o dom do Tarólogo Adão...
Mediunidade   A Mediunidade é um dom capaz de desvendar eventos passados, presentes e futuros. Venha descobrir!
Vidência   Descubra tudo a propósito do dom de Vidência e de como este o/a poderá ajudar.
Tarot por telefone a partir de 1€/min  Descubra os nossos Tarólogos e Videntes
Oráculos  Questões profissionais, sentimentais financeiras? Venha descobrir como os Oráculos lhe poderão dar todas as respostas de que precisa para encontrar o caminho que lhe permitirá sentir-se realizado/a a todos os níveis!

Contacte-nos!