Páscoa: porquê o Coelhinho e os Ovos?

Atualizado no dia por Inês Moreira

A Páscoa aproxima-se a passos largos e com ela todo o significado religioso. Mas porque é que utilizamos como representação da Páscoa, o Coelhinho e os Ovos?

A Páscoa é uma festa religiosa, mas é, normalmente identificada através do Coelhinho e dos Ovos. Isto deve-se ao facto da figura do coelho estar simbolicamente relacionada esta data comemorativa pois representa a fertilidade.

Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinónimo de preservação da espécie e de melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Efetue as suas Consultas na Wengo! Amor, Carreira, Finanças, Família, obtenha todas as respostas às suas dúvidas, por Telefone, Chat, Email, Vídeo, estamos aqui para o/a acompanhar ao quotidiano! Desbloqueie o seu destino agora! ✨ (Primeira Consulta na Wengo por Telefone, Chat e Vídeo, 10 minutos a 1€!)

Consultas por Telefone📞

Phone readings

O poder da voz!

Telefone

Consultas por Chat 💬

Chat readings

Em total discrição!

Chat

Consultas por Email📨

Email readings

O poder das palavras!

Email

Consultas por Vídeo🤳

Video call reading

O poder da imagem.

Vídeo

Porque é que o renascimento está relacionado com a Páscoa? 

Tanto no significado judeu como cristão, a Páscoa relaciona-se com a esperança de uma nova vida. Já os ovos da Páscoa (de chocolate, por exemplo), também entram neste contexto da fertilidade e de vida.

As Origens do termo

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais, cuja origem remonta há séculos.

O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim "Pascae". Na Grécia Antiga, este termo é encontrado como "Paska"; porém a sua origem mais remota é hebraica onde aparece o termo "Pesach", cujo significado é passagem.


Entre as Civilizações Antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás, principalmente na região do Mediterrâneo.

Algumas civilizações, como a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira Lua Cheia da época das flores. Entre os povos da Antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores oportunidades de sobrevivência e o fim do rigoroso inverno que castigava a Europa e dificultava a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde tinha estado prisioneiros pelos faraós durante vários anos.

Esta história encontra-se no Antigo Testamento, no livro do Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde conduzidos por Moisés, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não houve tempo para fermentar o pão.

A Páscoa Cristã

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo. O festejo era realizado no domingo seguinte à Lua Cheia posterior ao equinócio da Primavera (20 de março).

A semana anterior à Páscoa é considerada como a Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

Páscoa

A simbologia da ressurreição na Páscoa faz com que renasça a nossa esperança num mundo melhor.

A Páscoa é a ressurreição de Cristo, por isso nada melhor do que aproveitar este domingo para refletir. Fazer o balanço da vida para perceber se é necessário recomeçar… Porque, a Páscoa é isto, o momento de renascer; seja para um novo modo de vida, para o amor, para a amizade... 

Enfim, se na sua vida existe algo que não está bem, porque não parar, recomeçar e renascer para a felicidade?

 

*artigo escrito em colaboração com a Taróloga Hayane

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Últimos artigos

Para um Casamento inesquecível...

Sonha com um casamento glamour, mágico? Ou com algo mais simples somente com as pessoas mais próximas? Independentemente do que pretende, o importante é que o dia do seu casamento seja perfeito, repleto de amor... Basicamente inesquecível! Mas como? Descubra...

Dias das mentiras: 5 piadas invulgares a fazer!

O dia 1 de abril é o Dia das Mentiras! Já fez 1001 partidas e agora não tem mais ideias? Descubra 5 partidas para pregar aos seus amigos e colegas. Esteja avisado/a, estas partidas vão certamente fazer-lhe rir!

Espelho partido: a maldição dos 7 anos de azar

No século XVI, quando os espelhos eram extremamente caros, os nobres assustavam os seus criados ao preverem uma maldição de sete anos caso estes partissem um espelho. Ainda hoje esta maldição assusta muitos, sobretudo os/as mais supersticiosos/as, mas para os/as desajeitados/as, há maneiras de romper a maldição...

Biorritmo: o que é?

Se se questionar por que razão a sua forma física, as suas reações emocionais e as suas capacidades intelectuais nunca são as mesmas, a teoria do biorritmo irá esclarecê-lo/a! De acordo com esta teoria, as nossas vidas são influenciadas por três ciclos que duram entre 23 e 33 dias. Aprenda a compreender o seu relógio biológico para otimizar o seu desempenho…

Artigos favoritos

O seu Nome, Números e Cores

Sabia que os números estão associados às cores? E que é muito importante ter consciência disso, devido às vibrações? Faltará alguma cor no seu nome?

10 maneiras de um homem dizer “amo-te” sem palavras

Os homens podem ser muito complicados e expressam os seus sentimentos de uma forma muito diferente das mulheres. Para eles, tímidos ou não ainda é muito mais difícil dizerem “amo-te”, por isso, arranjam qualquer forma de o demonstrar de uma maneira bem própria!

4 objetos que trazem azar a uma casa

Se há bem um lugar onde devemos sentir-nos à vontade neste momento é na nossa casa. O problema é que nela, poderá haver certos objetos que trazem azar e atraem energias negativas que perturbam a nossa harmonia, a nossa tranquilidade e a nossa felicidade. Numa casa, as energias positivas são muito importantes, separe-se então destes 4 objetos sem mais demoras.

Os acordos toltecas: 4 princípios que mudarão a sua vida

O homem distorce a realidade e sofre desnecessariamente… Os Toltecas não aceitam a frustração! De acordo com estes grandes sábios mexicanos, todos nós podemos muito bem pôr em prática 4 normas de conduta que nos ajudam a melhorar o nosso quotidiano. Saber como comunicar com os outros, parar de ser suscetível e pessimista, começar a ser mais positivo/a e esforçar-se mais… descubra os 4 princípios toltecas de acordo com o livro “Os Quatro Compromissos: o livro da filosofia Tolteca” de Don Miguel Ruiz.

As leis universais: 14 princípios que regem o Universo

Acredita que tudo acontece por acaso ou acha que o seu destino está traçado? Saiba que o Universo, por muito vasto que seja, é governado por 14 leis. A lei do Karma, a lei da Atração ou até mesmo a lei da Unidade Divina são algumas leis que o governam. Descubra-as para dominar a sua vida e encontrar a harmonia.

O que diz o seu Signo sobre si?