10 conselhos para dar aos seus filhos uma infância feliz

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Sonha em dar aos seus filhos o melhor, mas por vezes acha que lhes dá o pior? Como dar aos seus filhos tudo o que precisam para se tornarem adultos jovens independentes e bem sucedidos? Descubra as nossas 10 dicas para lhes oferecer uma infância feliz.

Decidir trazer uma criança ao mundo é uma decisão muito importante a tomar. Quer transmitir ao seu filho tudo o que sabe sobre a vida e o mundo, mas por vezes tem dúvidas e pensa que não está a tomar o caminho certo? Não entre em pânico, descubra agora os nossos conselhos.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


O mito da mãe perfeita

Ainda hoje é-lhe pedido que seja a mulher, esposa, amante e trabalhadora perfeita? É o suficiente para a tornar esquizofrénica, não é? Pare com os ditames que a fazem acreditar que uma boa mãe deve ser assim e não assado!

O modelo das nossas mães, avós só precisa ser reinventado. Pare o fardo mental, se o seu trabalho ocupa demasiado tempo, se passa um pouco menos tempo a engomar ou compra produtos congelados mais frequentemente do que as suas avós, deixe de se sentir culpada.

A mãe perfeita não existe! É tudo apenas um mito!



As nossas dicas para fazer o seu filho feliz


1. Elogie

Não há necessidade de exagerar, mas de vez em quando encoraje-o/a, mesmo para as coisas mais pequenas - veste as meias sozinho/a e no lugar certo? Elogie! Dê-lhe confiança é essencial para o seu futuro...


2. Ensine-o/a a viver em sociedade

Amigos e irmãos ajudam a sua criança a aprender a viver em sociedade. Tenha em mente que brincando aprende a partilhar, a viver em comunidade e, portanto, a suportar as pequenas frustrações da vida quotidiana.


3. Tenha em conta o caráter da sua criança

Os seus filhos são únicos, têm as suas próprias personalidades. O que funciona com o seu primeiro filho pode não funcionar de todo com o seu segundo.


4. Eduque os seus filhos para o mundo e não para si

Os seus filhos crescerão. Não lhe pertencem! Farão parte do amanhã por isso, dê-lhe todas as chaves para viverem livres e independentes.


5. Não restrinja a sua imaginação ou criatividade

O seu filho está a construir-se passo a passo e a sua imaginação é uma grande parte disso, como qualquer pedopsiquiatra lhe dirá.


6. Sorria, a felicidade é contagiosa

Uma criança percebe o seu desconforto e sente-o diretamente. Sejam quais forem as suas preocupações, não têm nada a ver com isso, certo? Vá, mostre os seus lindos dentes. Mostrar-lhes optimismo e que tudo é possível para a sua vida futura.


7. Não fale como se estivesse a falar com um adulto

Sim, mesmo que por vezes seja um adulto, não se esqueça que ainda é uma criança, pode falar com ele sobre o aquecimento global, vida e morte noutra altura.


8. Não faça comparações

O seu irmão, irmã ou amiguinhos podem ler antes dele, o que é que isso importa? Não lhe imponha nenhuma competição, caso contrário nunca se sentirá à altura ou será sempre menos bom do que os outros.


9. Não transmita os seus traumas

Talvez não tenha tido a infância ou a família dos seus sonhos, mas diga a si mesmo que esta é uma oportunidade para começar de novo e criar a SUA família ideal.


10. Uma boa dose de amor!

Sim, ternura, afecto, nada parecido para que o seu pequeno se sinta confiante neste mundo.


Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado em 2024, prepare-se para ficar em pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Como equilibrar o seu Yin e Yang?

O nosso corpo está repleto de energias que circulam através dos meridianos. Estes meridianos são Yin e Yang. Se estiverem desequilibrados, o stress, as doenças ou a depressão podem aparecer. É por isso que é importante saber equilibrar estas duas forças opostas que nos animam!

6 Conselhos para uma Festa de Ano Novo fantástica

O Réveillon está à porta e a festa é um evento a preparar com toda a minúcia! Toda esta preparação pede muita organização e concentração e o stress pode instalar-se facilmente… Mas, não desespere, damos-lhe todos os conselhos para uma festa da Passagem de Ano mágica… Feliz Ano Novo!

5 formas simples e eficazes para começar 2024 de forma positiva!

Todos queremos começar o novo ano da melhor forma, repletos de energia positiva! Contudo nem sempre sabemos iniciar esse novo capítulo da nossa vida, colocando de parte tudo aquilo que nos perturba... Siga os nossos conselhos e não permita que a melancolia e os pequenos problemas estraguem o início do ano 2024!

Como ser mais produtivo/a?

Fadiga, stress e desmotivação são fatores que podem reduzir a sua eficiência no trabalho ou nas suas atividades. Não sabe como ser mais produtivo/a? Descubra 5 rituais simples e eficazes!

Regresse ao trabalho depois das férias com o pé direito!

Praia, campo, sol, descanso, família, amigos… Teve algum tempo de paz e diversão, mas agora, que as férias acabaram, está na hora de voltar à rotina e... ao trabalho! Mas, como começar da melhor forma? Com o dito "pé direito"? Descubra!

Artigos favoritos

Qual é o significado da cor "Azul"?

Cor da imensidade que lembra o céu e o mar, o azul é uma cor de contemplação. Fria e intensa ao mesmo tempo, o azul é repleto de tons que simbolizam a paz e a serenidade assim como o sonho e o sono. Mas, quais são os segredos desta cor universal?

Numerologia do Amor

A sua relação dará certo? Será que foi desta que encontrou a alma gémea? Desvende o significado dos números que regem a sua vida sentimental…

Porque é que nunca deve soprar numa vela para a apagar?

As velas têm um poder muito forte em muitos rituais ou em magia negra, vermelha ou branca. Se a chama pode acalmar as almas e afastar os maus espíritos, sabia que soprar a vela destrói todos os seus efeitos? Descubra porque nunca deve soprar uma vela para a apagar.

Qual é a simbologia da água?

Tal como a Terra, a água tem um significado espiritual e uma profunda simbologia. Sendo a fonte de vida, mas também símbolo de pureza e fertilidade, a água tem muitas mensagens a transmitir-nos. Descubra o seu significado espiritual.

Significado da comichão na mão esquerda

A palma da sua mão esquerda faz comichão? Talvez seja porque o seu corpo está a tentar avisá-lo/a de algo por detrás dessa ligeira comichão. Ganhará dinheiro ou perderá? O que quer que seja, a comichão na mão esquerda está sempre relacionada ao dinheiro.

O que diz o seu Signo sobre si?