Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

Significado da pomba: símbolo do amor e da esperança

A pomba sempre representou a paz. Afinal de contas, depois do Dilúvio, uma pomba voava com um ramo de oliveira no seu bico para anunciar o fim da raiva divina e o regresso da calma. Mas será que a pomba branca tem outro significado?

Facto interessante: não existem pombas brancas, propriamente falando. A pomba é na realidade a versão branca de um pombo rocha ou de uma pomba tartaruga. Contudo, desde a Antiguidade, a pomba branca tem um forte simbolismo.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


A pomba: um símbolo de amor

Desde a Antiguidade, a pomba tem sido o atributo de Afrodite, a deusa do amor. Por vezes, sacrificavam uma pomba para purificar o seu santuário. Nos tempos medievais, a pomba simbolizava o amor cortês. Era um amor modesto e sobretudo fiel. De facto, a pomba regressa sempre ao seu porto de origem.


Em alguns casamentos, a pomba, ou melhor, as pombas, estão por vezes presentes para simbolizar uma vida nova em conjunto. Duas pombas brancas são então liberadas para representarem um novo começo. Quando três são liberadas, o casal é abençoado, pois são a representação do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A liberação da pomba em si é portanto significativa porque, como vemos frequentemente na abertura dos Jogos Olímpicos, quando a pomba voa, celebra o amor, a paz e a esperança.


O significado espiritual da pomba branca

A pomba é acima de tudo um símbolo da paz, porque aparece na Bíblia no momento em que as águas recuaram na superfície da Terra. Anunciou a Noé, graças ao ramo de oliveira que levava no bico, o fim da inundação e o regresso da calma, simbolizando, por sua vez, a luz e esperança. É também uma ave capaz de falar com Deus. Na espiritualidade, a pomba é a ligação entre o céu e a terra, o embaixador do divino.

A cor da pomba é também de grande importância no simbolismo da ave. Opõe-se ao corvo negro. A pomba branca é um símbolo de pureza, inocência, virgindade e simplicidade. Mesmo na Idade Média, a Igreja dizia que as almas dos justos voaram para o céu sob a forma de uma pomba. É, portanto, aquele que se liga a Deus e que o representa.


A ligação da pomba com a morte

Como mensageiro de Deus, não é insignificante encontrar a pomba no domínio da morte. Contudo, não simboliza o fim da vida ou da morte, simboliza o voo da alma para o céu e a paz recuperada. Em suma, uma mensagem bastante positiva!


Leia também: qual será o seu animal totem?



Por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para um...

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para um site que lhe permita partilhar os seus conhecimentos, ao mesmo tempo que acompanha e tranquiliza as pessoas que desejam conhecer os diferentes oráculos ou ainda são céticas a esta perspectiva de aconselhamento e bem-estar. Este conhecimento do Tarot, da Astrologia e das Terapias Alternativas permitiu-lhe encontrar a harmonia e a realização com que sempre sonhou para a sua vida.

Continuar a ler

Deixe o seu comentário

Contacte-nos!