Significado do Lótus: a flor sagrada da evolução

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

Por detrás das suas longas pétalas que vão do branco brilhante ao rosa, o Lótus esconde uma história que merece ser conhecida. Esta flor, que representa a evolução espiritual, tem também um forte simbolismo. Descubra como é que o povo Hindu, os antigos Egípcios e até mesmo o grande Buda incorporaram a Flor de Lótus na lenda!

O Lótus não é apenas uma flor a ser admirada enquanto passeia à beira da água. Para além da sua aparência única e estética, a sua história e significado merecem ser conhecidos. Ligado à história do maior povo, como o Deus Egípcio Rá ou o famoso Buda, tem uma mensagem muito significativa. Descubra-a!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).



O Lótus no budismo: símbolo de expansão espiritual

Sabia que o Buda não é nem um deus nem uma lenda? Era um ser humano chamado Siddharta Gautama, e a sua história está diretamente ligada à flor de Lótus. Diz-se que antes de se tornar Buda, Sidarta deu sete passos na terra e, em cada passo, produziu a germinação de uma Flor de Lótus. Cada flor representa uma fase de evolução espiritual. Os "Budas" são frequentemente retratados em meditação sentados numa flor de Lótus - agora já sabe porquê!

A abertura da flor representa também a expansão da vida espiritual. As pétalas podem ser completamente fechadas ou abertas, dependendo da fase de evolução espiritual do indivíduo.


O Lótus no Hinduísmo: um símbolo de harmonia entre os quatro elementos

De acordo com as crenças Hindus, quatro irmãos estavam sentados junto a uma árvore a conversar. Todos os conhecem, pois são fogo, terra, água e ar. As suas tarefas diárias mantinham-os ocupados a maior parte do tempo, tornando raro que estivessem juntos. Desejando imortalizar este momento, decidiram deixar no planeta uma lembrança deste encontro, algo que poderia levar a essência da contribuição de cada elemento para a harmonia do mundo.

Os quatro irmãos olharam para o lago e decidiram desenhar uma planta que estaria enraizada no solo, cresceria na água e floresceria no ar. O fogo completou o processo ao fornecer o calor do sol, que alimentou a planta e a fez florescer.


O Lótus no antigo Egipto: símbolo do deus Rá

Os arqueólogos testemunharam a presença de Flores de Lótus no antigo Egipto. Era uma flor utilizada durante as cerimónias religiosas. A flor de Lótus adorna muitos túmulos e templos que datam deste período. Simbolicamente, foi considerado um símbolo de renovação e renascimento: as suas pétalas murcham a cada noite e voltam a crescer de manhã. Tal presente ajudava o/a falecido/a a passar para a vida após a morte. Os padres também o utilizavam pelas suas propriedades calmantes.

Durante a noite, as pétalas fecham e abrem de novo ao amanhecer. Neste movimento natural, os egípcios associaram o Lótus ao Deus Rá. Tal como a flor, o deus sol esconde-se na escuridão da noite e renasce todas as  manhãs.


Símbolo de evolução pessoal na tatuagem

Não é raro ver pessoas a usar uma tatuagem de Lótus. Forte em significado devido às crenças acima referidas, a flor simboliza pureza, expansão espiritual, nascimento divino e ressurreição. Em geral, aqueles que fazem tal tatuagem querem marcar uma mudança nas suas vidas.

Descubra a tatuagem ideal a fazer de acordo com o seu Signo!


Todas as flores têm um significado e uma simbologia mas não são as únicas. As pedras preciosas também precisam ser analisadas.

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

Quais os signos que viverão um mês de junho perfeito?

O verão está a chegar e o mês de junho a começar. Novo mês, novas oportunidades e em junho haverá umas quantas… Alguns signos aproveitarão uma energia especial no início do verão para viverem momentos inesquecíveis e alcançar os objetivos esperados. Descubra quais os 4 signos que terão um excelente mês de junho!

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

Últimos artigos

Qual é o simbolismo do animal totem Veado?

O animal totem Veado é misterioso e é um bom guia. Quer saber qual é a simbologia do Veado? Suave e vivido, consegue sempre ultrapassar os obstáculos graças à sua determinação. Oiça a sua mensagem e descubra mais sobre este animal totem inspirador.

Como purificar o seu mau karma?

Na vida, colhe-se o que se semeia. Portanto, se fizermos o bem, o nosso Karma será bom, mas se as nossas ações forem más, o nosso Karma será evidentemente mau. Segundo a lei deste, as nossas ações têm consequências. Só que o mau Karma pode também resultar de uma vida anterior e ser a causa de bloqueios, medos, ansiedades e distúrbios... Mas não entre em pânico pois é possível libertar-se completamente do mau Karma.

Qual será o simbolismo do totem Castor?

O animal totem Castor tem a imagem de um construtor excepcional. Sempre em ação, simboliza o poder e a força do trabalho realizado. Fiel ao seu clã, o Castor simboliza a harmonia entre os seres e o trabalho de equipa. Descubra o seu simbolismo e aprenda tudo sobre este admirável e incomparável totem.

Pêndulo divinatório e gravidez

Está grávida e deseja conhecer o sexo do seu futuro filho? Se tiver um pêndulo divinatório, não há necessidade de esperar pela ecografia reveladora do sexo! De facto, o pêndulo é uma forma simples de determinar o sexo de um bebé que está prestes a nascer… Descubra como funciona!

Qual é o significado da cor roxa: melancolia ou serenidade?

Algumas pessoas adoram-na enquanto que outras detestam-na… A cor roxa pode ter vários significados... O roxo traz imensa serenidade acalmando ansiedade e a excitação através da cromoterapia, mas também pode ter outras propriedades espantosas! Descubra todas as características desta cor...

Artigos favoritos

Qual o significado de encontrar moedas?

É sempre bom encontrar moedas na rua. Qualquer que seja a quantia, encontrar uma moeda no chão, é sempre engraçado, como se o Universo estivesse a dar-nos um presente. Mas saiba que encontrar dinheiro tem também um significado espiritual. Trata-se de uma mensagem, um sinal que não deverá ignorar…

Qual é o significado das penas?

Nada parece mais banal do que uma pena, e no entanto, a pena é inseparável da ave. Por isso, tem uma ligação com os céus. Não admira então que os Anjos da Guarda as espalhem pelo nosso caminho para nos enviarem uma mensagem. Sim, mas que mensagem? De acordo com a cor da pena, qual é o significado e o poder desta mensagem angélica?

Qual o significado espiritual de uma lâmpada que pisca ou explode?

Inicialmente pensou apenas numa falha elétrica ou que o problema vinha dos seus olhos; mas não, a lâmpada está mesmo a piscar… Já não há dúvidas, algo está a acontecer e, de repente, a lâmpada explode. Haverá uma explicação espiritual para estes fenómenos?

O significado da Joaninha

Este pequeno e bonito inseto vermelho com manchas pretas é, evidentemente, conhecido por ser um símbolo de sorte. Pequeno inseto sagrado que gostamos de ter no dedo, a Joaninha é um amuleto de boa sorte, apesar de também ter uma mensagem espiritual...

Porque é que nunca deve soprar numa vela para a apagar?

As velas têm um poder muito forte em muitos rituais ou em magia negra, vermelha ou branca. Se a chama pode acalmar as almas e afastar os maus espíritos, sabia que soprar a vela destrói todos os seus efeitos? Descubra porque nunca deve soprar uma vela para a apagar.

O que diz o seu Signo sobre si?