Entre em contacto connosco
Call 308 803 288
(chamada local)

Entre em contacto connosco
Call 308 803 288 (chamada local)

Significado do lótus: a flor sagrada da evolução

Por trás das suas longas pétalas que vão do branco brilhante ao rosa, o lotus esconde uma história que merece ser conhecida. Esta flor, que representa a evolução espiritual, tem também um forte simbolismo. Descubra como é que o povo hindu, os antigos egípcios e até mesmo o grande Buda incorporaram a flor de lótus na lenda!

O lótus não é apenas uma flor a ser admirada enquanto passeia ao longo da borda da água. Para além da sua aparência única e estética, a sua história e significado merecem ser conhecidos. Ligado à história do maior povo, como o Deus Egipcio Ra ou o famoso Buda, entrega uma mensagem muito significativa. Descubra-a!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).



O lótus no budismo: símbolo de expansão espiritual

Sabia que o Buda não é nem um deus nem uma lenda? Era um ser humano chamado Siddharta Gautama, e a sua história está diretamente ligada à flor de lótus. Diz-se que antes de se tornar Buda, Sidarta deu sete passos na terra e, em cada passo, produziu a germinação de uma flor de lótus. Cada flor representa uma fase de evolução espiritual. Os Buda são frequentemente retratados em meditação sentados numa flor de lótus - agora já sabe porquê!

A abertura da flor representa também a expansão da vida espiritual. As pétalas podem ser completamente fechadas ou abertas, dependendo da fase de evolução espiritual do indivíduo.


O lótus no hinduísmo: um símbolo de harmonia entre os quatro elementos

De acordo com as crenças hindus, quatro irmãos estavam sentados junto a uma árvore a conversar. Todos os conhecem, pois são fogo, terra, água e ar. As suas tarefas diárias mantinham-os ocupados a maior parte do tempo, tornando raro que estivessem juntos. Desejando imortalizar este momento, decidiram deixar o planeta com uma lembrança deste encontro, algo que poderia levar a essência da contribuição de cada elemento para a harmonia do mundo.

Os quatro irmãos olharam para o lago e decidiram desenhar uma planta que estaria enraizada no solo, cresceria na água e floresceria no ar. O fogo completou o processo ao fornecer o calor do sol, que alimentou a planta e a fez florescer.


O lótus no antigo Egito: símbolo do deus Rá

Os arqueólogos testemunharam a presença de flores de lótus no antigo Egito. Estes últimos utilizavam esta flor durante as cerimónias religiosas. A flor de lótus adorna muitos túmulos e templos que datam deste período. Simbolicamente, foi considerado um símbolo de renovação e renascimento: as suas pétalas murcham a cada noite e voltam a crescer de manhã. Tal presente ajudou o falecido a passar para a vida após a morte. Os padres também o utilizavam pelas suas propriedades calmantes.

Durante a noite, as pétalas fecham e abrem de novo ao amanhecer. Para este movimento natural, os egípcios associaram o Lotus com o Deus Rá. Tal como a flor, o deus sol esconde-se na escuridão da noite e renasce todas as  manhãs.


Símbolo de evolução pessoal na tatuagem

Não é raro ver pessoas a usar uma tatuagem de lótus. Forte em significado devido às crenças acima referidas, a flor simboliza pureza, expansão espiritual, nascimento divino e ressurreição. Em geral, aqueles que fazem tal tatuagem querem marcar uma mudança nas suas vidas.

Descubra a tatuagem ideal a fazer de acordo com o seu Signo!


Todas as flores têm um significado e uma simbologia mas não são as únicas. As pedras preciosas também precisam ser analisadas.


Por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

Deixe o seu comentário

Contacte-nos!