O Lótus no budismo, símbolo de expansão espiritual
Sabia que a figura de Buda não é um deus nem uma lenda? Trata-se de um ser humano chamado Siddharta Gautama, e a sua história está diretamente ligada à flor de lótus. Conta-se que antes de se tornar Buda, Siddharta deu sete passos sobre a terra e, a cada um deles, fez germinar uma flor de lótus. Assim, cada flor representa uma etapa da evolução espiritual. Com frequência, os Budas são representados em plena meditação, sentados sobre uma flor de lótus — agora já se saberá porquê!

A abertura da flor representa também a expansão da vida espiritual. As pétalas podem estar completamente fechadas ou abertas, consoante a fase de evolução espiritual de cada um.
No hinduísmo, símbolo de harmonia entre os quatro elementos
De acordo com as crenças hinduístas, quatro irmãos estavam sentados junto a uma árvore a conversar. Todos os conhecem, pois são o fogo, a terra, a água e o ar. As suas tarefas diárias ocupavam-nos a maior parte do tempo, tornando raros os momentos em que podiam estar juntos. Desejando imortalizar esse instante, decidiram deixar o planeta com a lembrança desse encontro, algo que encerrasse a essência da contribuição de cada elemento para a harmonia do mundo.
Assim, olharam todos na direção do lago e decidiram conceber uma planta com raízes fixadas no solo, cujo desenvolvimento ocorreria na água e a floração no ar. O fogo veio finalizar o processo ao oferecer o calor do Sol, que alimentou e fez desabrochar a planta.
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorLenaAlmeida !
Faça uma pergunta para Lena
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário