O Lótus não é apenas uma flor a ser admirada enquanto passeia à beira da água. Para além da sua aparência única e estética, a sua história e significado merecem ser conhecidos. Ligado à história do maior povo, como o Deus Egípcio Rá ou o famoso Buda, tem uma mensagem muito significativa. Descubra-a!
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).
O Lótus no budismo: símbolo de expansão espiritual
Sabia que o Buda não é nem um deus nem uma lenda? Era um ser humano chamado Siddharta Gautama, e a sua história está diretamente ligada à flor de Lótus. Diz-se que antes de se tornar Buda, Sidarta deu sete passos na terra e, em cada passo, produziu a germinação de uma Flor de Lótus. Cada flor representa uma fase de evolução espiritual. Os "Budas" são frequentemente retratados em meditação sentados numa flor de Lótus - agora já sabe porquê!
A abertura da flor representa também a expansão da vida espiritual. As pétalas podem ser completamente fechadas ou abertas, dependendo da fase de evolução espiritual do indivíduo.
O Lótus no Hinduísmo: um símbolo de harmonia entre os quatro elementos
De acordo com as crenças Hindus, quatro irmãos estavam sentados junto a uma árvore a conversar. Todos os conhecem, pois são fogo, terra, água e ar. As suas tarefas diárias mantinham-os ocupados a maior parte do tempo, tornando raro que estivessem juntos. Desejando imortalizar este momento, decidiram deixar no planeta uma lembrança deste encontro, algo que poderia levar a essência da contribuição de cada elemento para a harmonia do mundo.
Os quatro irmãos olharam para o lago e decidiram desenhar uma planta que estaria enraizada no solo, cresceria na água e floresceria no ar. O fogo completou o processo ao fornecer o calor do sol, que alimentou a planta e a fez florescer.
O Lótus no antigo Egipto: símbolo do deus Rá
Os arqueólogos testemunharam a presença de Flores de Lótus no antigo Egipto. Era uma flor utilizada durante as cerimónias religiosas. A flor de Lótus adorna muitos túmulos e templos que datam deste período. Simbolicamente, foi considerado um símbolo de renovação e renascimento: as suas pétalas murcham a cada noite e voltam a crescer de manhã. Tal presente ajudava o/a falecido/a a passar para a vida após a morte. Os padres também o utilizavam pelas suas propriedades calmantes.
Durante a noite, as pétalas fecham e abrem de novo ao amanhecer. Neste movimento natural, os egípcios associaram o Lótus ao Deus Rá. Tal como a flor, o deus sol esconde-se na escuridão da noite e renasce todas as manhãs.
Símbolo de evolução pessoal na tatuagem
Não é raro ver pessoas a usar uma tatuagem de Lótus. Forte em significado devido às crenças acima referidas, a flor simboliza pureza, expansão espiritual, nascimento divino e ressurreição. Em geral, aqueles que fazem tal tatuagem querem marcar uma mudança nas suas vidas.
Descubra a tatuagem ideal a fazer de acordo com o seu Signo!
Todas as flores têm um significado e uma simbologia mas não são as únicas. As pedras preciosas também precisam ser analisadas.