Como explicar um déjà-vu? O que significa?

Atualizado no dia por Isabel Barbosa

É sempre uma sensação estranha. Aquela sensação estranha de ter vivido antes o que vive agora com as mesmas pessoas. Já todos/as experimentamos um déjà-vu. Realidade, memória, inconsciência, emoções, tudo parece estar desfocado, mas o que é que estará a passar no nosso cérebro?

Está nalgum local, bem quietinho/a e de repente sente como se já lá estivesse estado antes… O que é que estará a acontecer no seu cérebro nesse momento? Porque é que temos por vezes a sensação de déjà-vu?


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).

Porque é que por vezes temos uma sensação de déjà-vu?

Há várias teorias relativas ao fenómeno do déjà-vu. Pitágoras acreditava que o déjà-vu estava relacionado com uma vida passada, enquanto Freud afirmava que era um desejo reprimido. Mas existem outras teorias que se mantêm firmes.


Uma memória esquecida

Quando o cérebro vê uma imagem, pode colocar nela todas as imagens correspondentes e resultantes das nossas próprias memórias ou memórias que nos foram transmitidas. Na verdade, isto é uma falha de memória. Estas memórias tinham sido esquecidas, mas persistem no nosso inconsciente. É por isso que podemos ter um sentimento de familiaridade em certas situações.


Uma proteção

O déjà-vu também pode ser símbolo de proteção. Quando nos encontramos numa situação que consideramos desconfortável ou por vezes perigosa, com pessoas desconhecidas, o déjà-vu pode ser uma técnica utilizada pelo cérebro para se proteger a si próprio/a. Cria uma imagem familiar para nos tranquilizar. Também podemos experimentar este meio de proteção depois de ter terminado uma relação ou durante uma fase de luto.


A sensação de déjà-vu explicada pela ciência

Uma memória esquecida, um desejo secreto, uma premonição, uma recordação de uma vida passada, e se fosse apenas uma disfunção cerebral?

Submetido/a a stress, fadiga ou mesmo embriaguez, o cérebro pode ficar confuso/a e acabar por não distinguir um facto novo de facto conhecido. Esta discrepância cria uma impressão de déjà-vu, porque o nosso cérebro toma o presente por um momento como uma memória.


O déjà-vu seria, portanto, uma simples impressão. Isto não significa que não há nenhuma mensagem escondida por detrás dessa sensação? Achamos que não é verdade! O nosso inconsciente pode estar a tentar revelar-nos algo...

Artigo sugerido por Isabel Barbosa

Sempre tive a impressão de que poderosas forças regem o nosso mundo, o que me levou a querer aprender mais sobre este assunto. Hoje, é um prazer partilhar convosco os meus conhecimentos e aconselhar-vos, para que possam também encontrar o vosso caminho!

O seu Horóscopo

Actualidades

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Últimos artigos

Qual será o simbolismo do totem Lobo?

Símbolo de liberdade no estado puro, o animal totem Lobo é um animal particularmente intrigante e fascinante. Este animal enigmático pode comportar-se como um velho lobo solitário, mas também é um ser sociável que vive habitualmente com a sua alcateia. Descubra a simbologia do lobo para saber tudo sobre o seu animal totem.

Quantas Pedras tem o seu Anel de Noivado? - descubra o significado!

Dar um anel ou, melhor ainda, receber um (principalmente de noivado) é sempre muito romântico. Mas é ainda mais se souber o que significa. De facto, 1, 2 ou 3 pedras num anel, a mensagem não é a mesma. Decifre a mensagem do número de pedras presentes num anel!

Qual é o significado da cor "Cor-de-Rosa"?

Cor símbolo do lado feminino e do romantismo, o cor-de-rosa representa a delicadeza, mas também a energia em tons mais fortes. Descubra tudo sobre esta cor doce que mistura vermelho e branco,

Quantas rosas deve oferecer?

Um bouquet de 3 rosas não tem o mesmo significado do que um bouquet de 50. A "flor do amor" pode ser oferecida como um pedido de desculpas ou um pedido de casamento; tudo depende do número de rosas que escolher. Para enviar uma mensagem subtil à sua cara-metade, não faça mais escolhas aleatórias. Descubra o significado do número de rosas...

Artigos favoritos

Qual é o significado dos espirros?

Para além do barulho ou da manifestação de uma doença, um espirro também tem outro significado. Espirrar às 7:00 da manhã não tem o mesmo significado que espirrar às 18:00 por exemplo. Cada espirro está associado ao seu futuro. É por isso que os nossos antepassados tendiam dizer "saúde", maneira de dizer “voltar à vida”. Descubra a mensagem escondida por detrás do seu espirro!

Qual é o significado das penas?

Nada parece mais banal do que uma pena, e no entanto, a pena é inseparável da ave. Por isso, tem uma ligação com os céus. Não admira então que os Anjos da Guarda as espalhem pelo nosso caminho para nos enviarem uma mensagem. Sim, mas que mensagem? De acordo com a cor da pena, qual é o significado e o poder desta mensagem angélica?

Qual o significado espiritual de uma lâmpada que pisca ou explode?

Inicialmente pensou apenas numa falha elétrica ou que o problema vinha dos seus olhos; mas não, a lâmpada está mesmo a piscar… Já não há dúvidas, algo está a acontecer e, de repente, a lâmpada explode. Haverá uma explicação espiritual para estes fenómenos?

O significado da Joaninha

Este pequeno e bonito inseto vermelho com manchas pretas é, evidentemente, conhecido por ser um símbolo de sorte. Pequeno inseto sagrado que gostamos de ter no dedo, a Joaninha é um amuleto de boa sorte, apesar de também ter uma mensagem espiritual...

Porque é que nunca deve soprar numa vela para a apagar?

As velas têm um poder muito forte em muitos rituais ou em magia negra, vermelha ou branca. Se a chama pode acalmar as almas e afastar os maus espíritos, sabia que soprar a vela destrói todos os seus efeitos? Descubra porque nunca deve soprar uma vela para a apagar.

O que diz o seu Signo sobre si?