Uma proteção
O déjà-vu também pode ser símbolo de proteção. Quando nos encontramos numa situação que consideramos desconfortável ou por vezes perigosa, com pessoas desconhecidas, o déjà-vu pode ser uma técnica utilizada pelo cérebro para se proteger a si próprio/a. Cria uma imagem familiar para nos tranquilizar. Também podemos experimentar este meio de proteção depois de ter terminado uma relação ou durante uma fase de luto.
A sensação de déjà-vu explicada pela ciência
Uma memória esquecida, um desejo secreto, uma premonição, uma recordação de uma vida passada, e se fosse apenas uma disfunção cerebral?
Submetido/a a stress, fadiga ou mesmo embriaguez, o cérebro pode ficar confuso/a e acabar por não distinguir um facto novo de facto conhecido. Esta discrepância cria uma impressão de déjà-vu, porque o nosso cérebro toma o presente por um momento como uma memória.
O déjà-vu seria, portanto, uma simples impressão. Isto não significa que não há nenhuma mensagem escondida por detrás dessa sensação? Achamos que não é verdade! O nosso inconsciente pode estar a tentar revelar-nos algo...
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorIsabelBarbosa !
Faça uma pergunta para Isabel
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário