10 dicas para passar boas férias com a sua família recomposta

Atualizado no dia por Inês Moreira

Nunca foi fácil aceitar uma nova família. Afinal de contas, quem diz família recomposta, diz nova forma de funcionamento. A sua cara-metade já tem filhos? Ganhou novos irmãos de outros pais? Quer ir de férias, mas não sabe como alegrar a sua nova família? Como viver 24 horas por dia em harmonia durante as férias com a sua nova família? Descubra 10 dicas para umas férias de sucesso!

As férias são um momento de descanso merecido, mas para uma família recomposta, pode tornar-se rapidamente difícil. Se os seus respectivos filhos não se dão bem, ou se não apreciarem de todo a companhia do outro, as suas férias poderão acabar em conflito. Para evitar drama e aproveitar ao máximo as suas férias de sonho, siga as nossas 10 dicas!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


10 dicas para umas férias com a sua família recomposta bem sucedidas

“Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família.” - Benjamin Franklin


1. Escolha as atividades certas

Manter as crianças ocupadas nunca é fácil, por isso lembre-se que na família tem de se negociar. Isto é especialmente verídico numa família recomposta. Escolha atividades que todos irão gostar e que todos podem fazer. Se uma parte da família é mais desportiva e a outra mais cultural, organize tempo para uma atividade e depois para a outra.


2. Não faça favoritismos

Quando há um conflito, é importante não tentar defender somente os seus próprios filhos a todo custo, mas compreender a raiz do problema. Deve ser sempre justo/a e imparcial, caso contrário arrisca-se a alargar o fosso entre irmãos ou entre si e as crianças.


3. Mostre uma relação sólida com a sua cara-metade

Como pais, é essencial que se mantenham juntos com os seus filhos. Se não aceitarem a situação atual, são capazes de fazerem o máximo para o/a separar do/a seu/sua parceiro/a. Não deixe que o/a façam duvidar de si próprio/a, mas em vez disso, mostre-lhe que o seu relacionamento é forte e que estão bastante unidos.


4. Os adolescentes amuam 

Sim, é importante lembrar constantemente que os adolescentes amuam. Não importa em que família vivem. Não se aborreça e compreenda a situação. A criança é a criança da família, não entre numa guerra de nervos.


5. Respeite a privacidade das crianças

É importante que as crianças possam isolar-se num quarto no local de férias, se assim o desejarem. Isto é especialmente importante se fossem originalmente filho/a único/a, mas também se a família tiver sido recentemente recomposta.

 

6. Mantenha a comunicação com o/a progenitor/a das crianças mesmo que esteja ausente

Não se esqueça que o/a seu/sua Ex faz parte desta nova família. É muito importante que os seus filhos comuniquem uma ou duas vezes por semana com o pai ou a mãe que não está presente.


7. Deixe as férias passarem

Se encontrar problemas na sua relação com os seus novos filhos, não se enerve. As férias são sempre uma época para relaxar. As hipóteses são que na praia ou na neve, o ambiente aqueça um pouco. Não force as coisas, apenas deixe acontecer. 


8. Tenha em conta a diferença de idade 

Muitas vezes quando a família está reunida com crianças que têm a mesma idade, ficam bastante felizes por terem outras com quem brincar. Mas quando há adolescentes e crianças pequenas, pode ser um pouco mais complicado. Portanto, não force os miúdos mais velhos a ficarem com os mais novos, poderão ficar muito ressentidos consigo.


9. Nem todos são obrigados a amar-se

É um pouco difícil, mas numa família recomposta, amarem-se uns aos outros não é uma obrigação, especialmente no início. É importante habituar-se rapidamente a esta ideia para que não fique demasiado decepcionado/a.


10. Não negligencie o respeito

E finalmente, faça do respeito uma regra. Não é pai/mãe de todas as crianças, mas é uma pessoa que integrará as suas vidas e merece ser tratado/a com respeito.


Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado em 2024, prepare-se para ficar em pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Últimos artigos

6 Conselhos para uma Festa de Ano Novo fantástica

O Réveillon está à porta e a festa é um evento a preparar com toda a minúcia! Toda esta preparação pede muita organização e concentração e o stress pode instalar-se facilmente… Mas, não desespere, damos-lhe todos os conselhos para uma festa da Passagem de Ano mágica… Feliz Ano Novo!

5 formas simples e eficazes para começar 2024 de forma positiva!

Todos queremos começar o novo ano da melhor forma, repletos de energia positiva! Contudo nem sempre sabemos iniciar esse novo capítulo da nossa vida, colocando de parte tudo aquilo que nos perturba... Siga os nossos conselhos e não permita que a melancolia e os pequenos problemas estraguem o início do ano 2024!

Como ser mais produtivo/a?

Fadiga, stress e desmotivação são fatores que podem reduzir a sua eficiência no trabalho ou nas suas atividades. Não sabe como ser mais produtivo/a? Descubra 5 rituais simples e eficazes!

Regresse ao trabalho depois das férias com o pé direito!

Praia, campo, sol, descanso, família, amigos… Teve algum tempo de paz e diversão, mas agora, que as férias acabaram, está na hora de voltar à rotina e... ao trabalho! Mas, como começar da melhor forma? Com o dito "pé direito"? Descubra!

Como inovar sexualmente?

Quanto está numa relação de longa data, a vida substitui a paixão do início... Mas como reacender a chama e apimentar a sua relação? Aqui, não encontrará necessariamente posições rebuscadas e difíceis a serem realizadas, somente 5 dicas simples a seguir diariamente para escapar à rotina.

Artigos favoritos

Como gerir a Crise da Adolescência?

A adolescência é uma etapa muito delicada, tanto para os pais como para os próprios adolescentes. Mas, como reagir às crises da adolescência? Como compreender, guiar mas também suportar? Descubra como agir tendo em conta o signo do seu/sua filho/a!

Ele ainda está apaixonado pela “Ex”? 10 sinais que não pode ignorar!

Sente que a “Ex” do seu namorado ainda faz parte das vossas vidas? Eles ainda falam um com o outro todos os dias? O fim de um namoro pode levar algum tempo a aceitar e a digerir, e é muito possível que o seu namorado ainda não esteja preparado para assumir uma nova relação… O ciúme começa a miná-la, não sabe o que fazer para estar à altura? Descubra se o seu namorado ainda está apaixonado por outra pessoa…

Tudo sobre as Almas Gémeas

Gémeas existem e por consequência o amor entre elas. Não acredita? Venha descobrir a explicação da Taróloga Maria do Céu…

Amor passional, sorte ou maldição?

Todos nós sonhamos, viver uma história de amor como nos filmes, nas novelas. Aquela história que nos faz vibrar a cada segundo… Que nos tira o fôlego... Que nos faz sonhar e acreditar que tudo é possível... Mas será que temos noção do que é um amor passional?

Perverso narcisista: como o reconhecer?

Muito mais do que um manipulador, o perverso narcisista seduz as suas vítimas antes de as levar para um abismo de problemas e dúvidas onde a desvalorização e a dor são ocorrências diárias. Como desmascarar um perverso narcisista antes que seja tarde demais?

O que diz o seu Signo sobre si?