10 dicas para passar boas férias com a sua família recomposta

Atualizado no dia por Inês Moreira

Nunca foi fácil aceitar uma nova família. Afinal de contas, quem diz família recomposta, diz nova forma de funcionamento. A sua cara-metade já tem filhos? Ganhou novos irmãos de outros pais? Quer ir de férias, mas não sabe como alegrar a sua nova família? Como viver 24 horas por dia em harmonia durante as férias com a sua nova família? Descubra 10 dicas para umas férias de sucesso!

As férias são um momento de descanso merecido, mas para uma família recomposta, pode tornar-se rapidamente difícil. Se os seus respectivos filhos não se dão bem, ou se não apreciarem de todo a companhia do outro, as suas férias poderão acabar em conflito. Para evitar drama e aproveitar ao máximo as suas férias de sonho, siga as nossas 10 dicas!


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


10 dicas para umas férias com a sua família recomposta bem sucedidas

“Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família.” - Benjamin Franklin


1. Escolha as atividades certas

Manter as crianças ocupadas nunca é fácil, por isso lembre-se que na família tem de se negociar. Isto é especialmente verídico numa família recomposta. Escolha atividades que todos irão gostar e que todos podem fazer. Se uma parte da família é mais desportiva e a outra mais cultural, organize tempo para uma atividade e depois para a outra.


2. Não faça favoritismos

Quando há um conflito, é importante não tentar defender somente os seus próprios filhos a todo custo, mas compreender a raiz do problema. Deve ser sempre justo/a e imparcial, caso contrário arrisca-se a alargar o fosso entre irmãos ou entre si e as crianças.


3. Mostre uma relação sólida com a sua cara-metade

Como pais, é essencial que se mantenham juntos com os seus filhos. Se não aceitarem a situação atual, são capazes de fazerem o máximo para o/a separar do/a seu/sua parceiro/a. Não deixe que o/a façam duvidar de si próprio/a, mas em vez disso, mostre-lhe que o seu relacionamento é forte e que estão bastante unidos.


4. Os adolescentes amuam 

Sim, é importante lembrar constantemente que os adolescentes amuam. Não importa em que família vivem. Não se aborreça e compreenda a situação. A criança é a criança da família, não entre numa guerra de nervos.


5. Respeite a privacidade das crianças

É importante que as crianças possam isolar-se num quarto no local de férias, se assim o desejarem. Isto é especialmente importante se fossem originalmente filho/a único/a, mas também se a família tiver sido recentemente recomposta.

 

6. Mantenha a comunicação com o/a progenitor/a das crianças mesmo que esteja ausente

Não se esqueça que o/a seu/sua Ex faz parte desta nova família. É muito importante que os seus filhos comuniquem uma ou duas vezes por semana com o pai ou a mãe que não está presente.


7. Deixe as férias passarem

Se encontrar problemas na sua relação com os seus novos filhos, não se enerve. As férias são sempre uma época para relaxar. As hipóteses são que na praia ou na neve, o ambiente aqueça um pouco. Não force as coisas, apenas deixe acontecer. 


8. Tenha em conta a diferença de idade 

Muitas vezes quando a família está reunida com crianças que têm a mesma idade, ficam bastante felizes por terem outras com quem brincar. Mas quando há adolescentes e crianças pequenas, pode ser um pouco mais complicado. Portanto, não force os miúdos mais velhos a ficarem com os mais novos, poderão ficar muito ressentidos consigo.


9. Nem todos são obrigados a amar-se

É um pouco difícil, mas numa família recomposta, amarem-se uns aos outros não é uma obrigação, especialmente no início. É importante habituar-se rapidamente a esta ideia para que não fique demasiado decepcionado/a.


10. Não negligencie o respeito

E finalmente, faça do respeito uma regra. Não é pai/mãe de todas as crianças, mas é uma pessoa que integrará as suas vidas e merece ser tratado/a com respeito.


Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

Actualidades

Mercúrio Retrógrado 2022: o que nos espera?

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado. Isto porque, sempre que encontramos um problema durante esta fase, atribuímos-lhe a responsabilidade... E é certamente o caso! Durante este período, as dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera e tudo se complica inevitavelmente! Prepare-se da melhor forma descobrindo até que ponto o seu Signo será afetado!

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito ? Descubra os nossos conselhos e deixe a "praia" boquiaberta!

Super Lua Cheia do 13 de Julho em Capricórnio: meditação e decisões!

A Super Lua Cheia do 13 de Julho será maior e mais brilhante do que o habitual! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

Horóscopo do Amor de Verão 2022

Verão significa calor, férias e roupa leve. Haverá uma atmosfera despreocupada que será ultra propícia a deixar-se levar pelo ambiente e a amar, o que fará do Verão a estação favorita para entregar o seu coração!

Últimos artigos

Como ser mais produtivo/a?

Fadiga, stress e desmotivação são fatores que podem reduzir a sua eficiência no trabalho ou nas suas atividades. Não sabe como ser mais produtivo/a? Descubra 5 rituais simples e eficazes!

Regresse ao trabalho depois das férias com o pé direito!

Praia, campo, sol, descanso, família, amigos… Teve algum tempo de paz e diversão, mas agora, que as férias acabaram, está na hora de voltar à rotina e... ao trabalho! Mas, como começar da melhor forma? Com o dito "pé direito"? Descubra!

Como inovar sexualmente?

Quanto está numa relação de longa data, a vida substitui a paixão do início... Mas como reacender a chama e apimentar a sua relação? Aqui, não encontrará necessariamente posições rebuscadas e difíceis a serem realizadas, somente 5 dicas simples a seguir diariamente para escapar à rotina.

Descubra 5 posturas de Yoga para viver em harmonia ao quotidiano

O Yoga tem cada vez mais adeptos, mas se para si, continua a ser um género de desporto sem qualquer interesse, prepare-se pois irá mudar de opinião… Isto porque a prática de Yoga só traz benefícios: unificar o corpo e a mente, reafirmar, lutar contra as dores de cabeça, ou até mesmo aumentar a libido... Curioso/a? Descubra tudo!

Artigos favoritos

Calendário Chinês da Gravidez: é menina ou menino?

Será um menino ou uma menina? Esta é a das primeiras questões que as futuras mamãs e os futuros papás se colocam... Mas se não conseguirem esperar pela primeira ecografia (tal é a curiosidade), porque não consultarem o Calendário Chinês da Gravidez para descobrirem o sexo da criança? Descubra este antigo método chinês, baseado apenas na sua idade e no respetivo mês da concepção.

As melhores datas para engravidar em 2022

Os/as Astrólogos/as conseguem determinar com precisão o mês em que uma mulher poderá engravidar e os melhores períodos para conceber o bebé. Assim, se está a pensar em dar o passo mais importante da sua vida consulte o nosso calendário e descubra quais as melhores datas para conceber o seu bebé em 2022!

Almas Gémeas: o Amor eterno?

Todos nós sonhámos encontrá-la, a nossa "metade", a pessoa que nos completa e com a qual viveremos um amor eterno repleto de felicidade e união. Mas será que ela existe verdadeiramente? Descubra!

O que diz o seu Signo sobre si?

O Signo de Peixes: características, defeitos e qualidades...

Um pouco lunáticos/as, os/as nativos/as de Peixes vivem num mundo muito próprio que é por vezes difícil de compreender... Descubra todos os segredos destes/as nativos/as sensíveis, sensuais, recetivos/as, imaginativos/as que precisam de afeto!

O Signo de Touro: características, defeitos e qualidades...

Os/as nativos/as de Touro aspiram, acima de tudo, à tranquilidade e à segurança moral e material. Adoram viver em comunhão com a natureza, apreciando os prazeres simples da vida. Descubra todas as características destes/as nativos/as muito sentimentais, por norma fiéis, conservadores/as, mas por vezes um pouco egocêntricos/as...

O Signo de Gémeos: características, defeitos e qualidades

Os/as nativos/as de Gémeos buscam sem cessar a sua identidade, o seu "Eu" interior. São animados/as por uma intensa curiosidade, sensíveis a todas as correntes de pensamento que os/as abrem ao mundo exterior… Descubra todas as características destes/as nativos/as muito simpáticos/as, comunicativos/as, inteligentes que se conseguem adaptar às mais diversas situações!

Descubram os Lives Tarot no YouTube!