Para que serve o decano?
Para compreender as características astrológicas de uma pessoa, é essencial conhecer o decano. De facto, os decanos estão associados a traços da personalidade que reforçam ou esbatem as caraterísticas de um signo astrológico. O decano astrológico ajudará a aprender ainda mais sobre si.
Na prática, quando se analisa um mapa astral, é por vezes complicado cingirmo-nos à análise do decano. Isto porque os decanos estão associados a características da personalidade que reforçam ou, pelo contrário, esbatem as caraterísticas do signo. Mas num mapa astral, se o seu Sol estiver afetado por outro planeta (em Conjunção, em Trígono, em Quadratura, em Oposição, etc...), o que é muitas vezes o caso, é este aspeto planetário que terá precedência sobre a interpretação do decano! (Ex: Sol em conjunção com Saturno em Balança no 1º decano: o/a nativo/a "Sol em conjunção com Saturno em Balança" é sério e profundo! No entanto, o 1º decano do signo de Balança é supostamente superficial... É confuso! Neste caso, o Sol é, sem dúvida, Saturno). Por isso, só devemos olhar mais atentamente para o decano do signo do/a nativo/a se o Sol não estiver de alguma forma relacionado com outros planetas.
Por outro lado, quando os horóscopos se baseiam apenas no seu signo, ou seja, na posição do seu Sol nos signos astrológicos, é interessante saber a que decano pertence (1º, 2º ou 3º) porque os planetas em trânsito utilizados para determinar os acontecimentos descritos nos horóscopos podem ter influência apenas num decano de um signo e menos nos outros.
Exemplo: Vénus em trânsito a 3 graus do signo de Carneiro estará em aspeto e terá portanto um maior impacto no 1º decano dos signos em questão (de 1 a 10 graus) Carneiro, Balança, Leão, etc. MAS terá menos impacto nos outros dois decanos desses signos. (Para retomar o exemplo: Vénus está em Carneiro, portanto no signo oposto de Balança!) É por isso que nem sempre detalhamos os decanos nos horóscopos, com medo de perder leitores/as...
Para saber mais sobre astrologia:
Você gostou deste artigo?
Quer saber mais 🤔 ?
Escreva diretamente para o autorLenaAlmeida !
Faça uma pergunta para Lena
Quer compartilhar suas impressões? Deixe um comentário