Modo de cálculo da astrologia chinesa
Num horóscopo chinês, o dia, o mês e o ano de nascimento, bem como a hora permitem associar uma pessoa a um dos doze signos, que por sua vez estão ligados a cinco elementos.
O ciclo da astrologia chinesa é de 60 dias, que está depois dividido em 5 ciclos de 12 anos, sendo que cada ano lunar é consagrado a um signo astrológico chinês. A astrologia chinesa tem também em conta cinco planetas que estão associados aos cinco elementos, que são:
- Vénus (o metal)
- Júpiter (a madeira)
- Mercúrio (a água)
- Marte (o fogo)
- Saturno (a terra)
O destino de cada um será influenciado pela posição dos planetas, do Sol e da Lua, eventualmente também pela passagem de cometas, no momento do nascimento. Até meados da dinastia Han (206 antes da nossa era a 220 depois de Jesus Cristo) foi a revolução de Júpiter, e não a do Sol, que era usada para contar os anos.
Casas astrais e guardas celestes
O mês lunar está dividido em 28 casas astrais, que correspondem aos 28 setores que a lua atravessa durante este período, que estão divididas em 4 setores que fecham cada um deles 7 constelações. Estes setores estão associados a 4 guardas celestes:
- O Dragão azul do leste
- A Tartaruga negra do norte
- O Tigre branco do oeste
- O Pássaro vermelhão do sul
Entre estes guardas celestes, a Tartaruga negra seria a criatura mais antiga neste papel. Por vezes ela é chamada de tartaruga-serpente e é então representada com traços de uma tartaruga envolvida por uma cobra, na origem do mito estaria uma tartaruga macho impotente (em que a fêmea unia-se à cobra). Desde a antiguidade é vista como uma criatura sagrada, pois representaria na carapaça o Universo, e pode também simbolizar a imortalidade.
A Tartaruga Negra desempenha um papel importante no destino dos asterismos do céu setentrional. O Dragão azul do leste simboliza o poder, a riqueza e a força, por vezes até a sorte e a prosperidade. O pássaro vermelhão do sul tem as especificidades do fénix, associado ao sol e a ressurreição, enquanto que o Tigre simboliza a força.
Além da divisão em 28 casas astrais, a astrologia chinesa distingue três zonas estreladas em volta do pólo norte celeste, que parecem estar limitadas por um muro daí serem chamadas de "os três muros":
- O muro imperial ou "muro superior", cujas estrelas e deusas que abrigava, pensava-se que presidiam o destino do imperador e da sua família.
- O muro de cima ou "muro médio", à volta de Leão, Virgem e Cassiopeia, para os funcionários e ministros imperiais.
- O muro do mercado celeste ou "muro inferior" à volta do Serpentário, da águia e Hércules para a administração local.
Como conhecer o seu elemento chinês?
Para conhecer o seu elemento, deverá ver o último número do seu ano de nascimento, uma vez que o elemento ocupa dois anos consecutivos num ciclo de 10 anos ao invés dos signos, logo:
- Os anos cujo número da unidade é 0 ou 1 têm como elemento o metal (jīn).
- Os anos cujo número da unidade é 2 ou 3 têm como elemento a água (shuǐ).
- Os anos cujo número da unidade é 4 ou 5 têm como elemento a madeira (mù).
- Os anos cujo número da unidade é 6 ou 7 têm como elemento o fogo (huǒ).
- Os anos cujo número da unidade é 8 ou 9 têm como elemento a terra (tǔ).
Conselho da redação: não fique na dúvida!A astrologia chinesa é uma excelente ferramenta para compreender-se a si mesmo e aos outros. Se tiver dúvidas, consulte os nossos especialistas em astrologia chinesa para obter orientação personalizada sobre o seu futuro.
|
🐉 Poderá também gostar de:
Comentários