Perverso narcisista: como o reconhecer?

Atualizado no dia por Inês Moreira

Muito mais do que um manipulador, o perverso narcisista seduz as suas vítimas antes de as levar para um abismo de problemas e dúvidas onde a desvalorização e a dor são ocorrências diárias. Como desmascarar um perverso narcisista antes que seja tarde demais?

Um perverso narcisista nunca terá escrúpulos em usá-lo/a em seu próprio benefício para se destacar. 

Para o fazer, usará a violência psicológica ao ponto de o/a destruir. É por isso que é importante reconhecer estas pessoas tóxicas. Descubra 5 características dos perversos narcisistas.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


As 5 características de um perverso narcisista

“A sociabilidade é uma das inclinações mais perigosas e perversas, pois põe-nos em contacto com seres cuja maioria é moralmente ruim e intelectualmente obtusa ou invertida. O insociável é alguém que não precisa deles.” - Arthur Schopenhauer


O perverso narcisista é um manipulador que usa sempre o mesmo padrão. Se reconhecer estas 5 características, distancie-se o mais rapidamente possível dessa pessoa:


1. Nunca tem culpa

Aconteça o que acontecer, o perverso narcisista negará sempre as suas responsabilidades e fugirá de conflitos que "não causou". Não admitirá a sua culpa e colocá-la-á sempre noutra pessoa. Nunca assumirá a responsabilidade pelos seus atos.


2. Tem uma dupla personalidade

Nunca hesita em se fazer passar por vítima para garantir que é boa pessoa. Ninguém conhece realmente a sua verdadeira natureza. Faz-se passar por uma pessoa simpática para seduzir os que o/a rodeiam e construir uma boa reputação.


3. Consegue manipular através das palavras

Para confundir a sua vítima, usa e abusa de ambiguidades. Um dos seus passatempos favoritos: criticar! Desvaloriza constantemente a sua vítima de modo a ganhar ainda mais autoridade. Nada lhe agrada mais do que inculcar dúvidas. Mentiras, frases contraditórias, negação do óbvio, lógica que só a ele/a pertence… Usará o que for preciso para criar dúvidas e fazer a vítima perder a autoconfiança.


4. Valoriza-se ao ofender os outros

Pode ser muito atencioso/a, mas sempre em seu próprio benefício e a menosprezar mais tarde. Para controlar a sua imagem e causar boa impressão, rodeia-se de coisas belas, escolhe as suas relações para que outros o/a admirem ou até o/a invejem. Basicamente, faz tudo para brilhar na sociedade e ter um bom estatuto social, do qual ficará extremamente orgulhoso/a. A sua ambição não tem limites. Tem uma grave falta de empatia e por isso não hesita em pisar os outros para atingir os seus objetivos.


5. Gosta de o/a distanciar da sociedade para o/a manipular melhor

Para evitar ser o/a único/a culpado/a, tenta muitas vezes ter cúmplices. Seria então como um chefe, por exemplo, que atacaria um dos seus empregados e para que não o culpem, contaria com a ajuda de outros empregados que o apoiariam e o protegeriam. Desta forma, incentiva a sua vítima distanciar-se da sociedade para aumentar as suas hipóteses de guardá-la só para si.

Agora sabe mais sobre os perversos narcisistas reconheça-os para não ser mais uma vítima.


Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste Verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos-lhe quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. Será que o seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, e queremos ser as mais belas e "estilosas"! Mas são tantas as tendências e as influências que tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

É a temporada do signo de Caranguejo, com uma dose de doçura!

Com o Verão a chegar, mergulhamos na temporada do signo de Caranguejo. Todas as pessoas poderão sentir as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a temporada do signo de Caranguejo e tudo vai correr muito mas mesmo muito bem!

Como é que a Lua Cheia influencia o sono?

Todos os meses, durante a Lua Cheia sente dificuldades em adormecer ou dorme mal. Mas como é que a Lua Cheia poderá influenciar a forma como dorme? Será que durante a Lua Cheia passará uma noite mais tranquila ou mais atribulada? Descubra tudo!

Últimos artigos

6 Conselhos para uma Festa de Ano Novo fantástica

O Réveillon está à porta e a festa é um evento a preparar com toda a minúcia! Toda esta preparação pede muita organização e concentração e o stress pode instalar-se facilmente… Mas, não desespere, damos-lhe todos os conselhos para uma festa da Passagem de Ano mágica… Feliz Ano Novo!

5 formas simples e eficazes para começar 2024 de forma positiva!

Todos queremos começar o novo ano da melhor forma, repletos de energia positiva! Contudo nem sempre sabemos iniciar esse novo capítulo da nossa vida, colocando de parte tudo aquilo que nos perturba... Siga os nossos conselhos e não permita que a melancolia e os pequenos problemas estraguem o início do ano 2024!

Como ser mais produtivo/a?

Fadiga, stress e desmotivação são fatores que podem reduzir a sua eficiência no trabalho ou nas suas atividades. Não sabe como ser mais produtivo/a? Descubra 5 rituais simples e eficazes!

Regresse ao trabalho depois das férias com o pé direito!

Praia, campo, sol, descanso, família, amigos… Teve algum tempo de paz e diversão, mas agora, que as férias acabaram, está na hora de voltar à rotina e... ao trabalho! Mas, como começar da melhor forma? Com o dito "pé direito"? Descubra!

Artigos favoritos

6 Conselhos para ser feliz todos os dias

Durante toda a nossa vida, corremos atrás da felicidade... Queremos ser felizes todos os dias, por vezes mesmo sem sabermos o que nos faz realmente felizes, o que nos completa, o que é que precisamos verdadeiramente... Mas será que a felicidade pode ser uma constante ou são pequenos momentos privilegiados que temos ao quotidiano? Como saber? Como fazer da felicidade uma filosofia de vida?

Amor passional, sorte ou maldição?

Todos nós sonhamos, viver uma história de amor como nos filmes, nas novelas. Aquela história que nos faz vibrar a cada segundo… Que nos tira o fôlego... Que nos faz sonhar e acreditar que tudo é possível... Mas será que temos noção do que é um amor passional?

Acredita no Amor à primeira vista?

Acredita no amor à primeira vista? Aquele em que um olhar basta para sabermos que encontramos o/a tal? Aquele em sentimos que já conhecemos a outra pessoa há séculos? Em que sentimos que a outra pessoa é mesmo a "nossa metade"? Será que este tipo de amor existe mesmo? Poderá mesmo resultar? E ser para sempre?

O que diz o seu Signo sobre si?