As pessoas empáticas têm a capacidade de se colocarem no lugar dos outros, de perceberem o que estão a sentir. Esta qualidade é um dom maravilhoso para viver em sociedade. Significa compreender os outros sem fazer juízos de valor.
Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).
Algumas pessoas percebem as sensações à sua volta sem sequer as procurarem, sem ouvir os outros, apanham-nas naturalmente. Chamamos a isto hiper empatia e ajudamo-lo/a a geri-la para melhor viver este dom, sem sofrimento.
4 dicas para viver melhor com o dom da hiper empatia
1. Recue
Duplicar as emoções de alguém que não está bem e contar-lhe os seus problemas não o/a ajudará a melhorar. É importante perceber que os problemas das outras pessoas não são os seus. Concentre-se no que é seu, não nos que o/a rodeiam.
2. Isole-se
Como é difícil viver sozinho/a, longe de todos, é preciso encontrar formas de se isolar quando as suas emoções são demasiado fortes. Faça algo que o/a relaxe e concentre-se nos seus sentimentos pessoais. Quando isto não for possível, crie uma bolha de proteção à sua volta. Imagine-se noutro lugar, num lugar calmo, por exemplo. A sofrologia pode ajudá-lo/a com isto.
3. Fale sobre isso
Fale com um amigo, a sua cara-metade ou mesmo um psicólogo, precisa de se libertar do fardo dos sentimentos das outras pessoas. Não é apenas um/a receptor/a, pode também derramar os seus sentimentos e exteriorizar aqueles que foram aninhados dentro de si.
4. Trabalhe o seu autoestima
Ao trabalhar na sua autoconfiança, poderá compreender melhor as suas próprias emoções e as dos outros. Traga o equilíbrio de volta à sua vida. Ao aceitar-se a si próprio/a, poderá ajudar melhor aqueles que o/a rodeiam.