Hiper empatia: como gerir este dom na vida quotidiana?

Atualizado no dia por Inês Moreira

Compreende os outros com um único olhar? Consegue sentir as coisas e não consegue mentir a si próprio/a? É constantemente invadido/a pelos sentimentos dos outros? Está cansado/a desta inundação diária de emoções? Descubra as nossas 4 dicas para melhor gerir o seu dom de empatia.

As pessoas empáticas têm a capacidade de se colocarem no lugar dos outros, de perceberem o que estão a sentir. Esta qualidade é um dom maravilhoso para viver em sociedade. Significa compreender os outros sem fazer juízos de valor.


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).

Algumas pessoas percebem as sensações à sua volta sem sequer as procurarem, sem ouvir os outros, apanham-nas naturalmente. Chamamos a isto hiper empatia e ajudamo-lo/a a geri-la para melhor viver este dom, sem sofrimento.



4 dicas para viver melhor com o dom da hiper empatia


1. Recue

Duplicar as emoções de alguém que não está bem e contar-lhe os seus problemas não o/a ajudará a melhorar. É importante perceber que os problemas das outras pessoas não são os seus. Concentre-se no que é seu, não nos que o/a rodeiam.


2. Isole-se

Como é difícil viver sozinho/a, longe de todos, é preciso encontrar formas de se isolar quando as suas emoções são demasiado fortes. Faça algo que o/a relaxe e concentre-se nos seus sentimentos pessoais. Quando isto não for possível, crie uma bolha de proteção à sua volta. Imagine-se noutro lugar, num lugar calmo, por exemplo. A sofrologia pode ajudá-lo/a com isto.


3. Fale sobre isso

Fale com um amigo, a sua cara-metade ou mesmo um psicólogo, precisa de se libertar do fardo dos sentimentos das outras pessoas. Não é apenas um/a receptor/a, pode também derramar os seus sentimentos e exteriorizar aqueles que foram aninhados dentro de si.


4. Trabalhe o seu autoestima

Ao trabalhar na sua autoconfiança, poderá compreender melhor as suas próprias emoções e as dos outros. Traga o equilíbrio de volta à sua vida. Ao aceitar-se a si próprio/a, poderá ajudar melhor aqueles que o/a rodeiam.


Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

3 rituais a praticar na Lua Nova

É a Lua Nova. Esta representa a renovação, o renascimento, o início de um novo ciclo, por isso, que tal aproveitar este momento para começar com novas bases? O principal conselho é ter uma intenção no ritual que fizer! Isto será fundamental!

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

💋 Quais são os 7 benefícios do Beijo? - surpreenda-se! 💋

Deseja libertar-se do stress e das energias negativas que o/a atormentam? Sabe o que um simples beijo poderá fazer pelo seu bem-estar? Prepare-se para descobrir o lado positivo e os benefícios surpreendentes que se escondem por detrás de um beijo! Explore como este gesto simples é capaz de transformar o seu estado emocional e de o/a ajudar na sua vida.

Cheque da abundância: o ritual para atrair a prosperidade

A Lua Nova é sinónimo de renovação, de reconhecimento e do início de um novo ciclo. Porque não aproveitar este momento para passar um cheque da abundância? Traz abundância em todas as áreas, tanto a nível financeiro como nas relações, e não só… Saiba tudo sobre este ritual.

Como escrever uma carta de pedido ao Universo?

Se está encurralado/a numa situação, saiba que há uma forma simples de conseguir o que quer, analisando os seus desejos, projetando-se no futuro e expressando claramente os seus receios, desejos e sonhos. Pegue num papel e numa caneta, pois explicamos-lhe como pedir ao Universo o que pretende obter.

A lei da atração e como usá-la no seu dia a dia

O Universo é regido por 14 leis universais. A oitava é a Lei da Atração e sugere que todas as pessoas podem atrair coisas positivas ou negativas para as suas vidas através dos seus pensamentos e ações. A lei da atração não tem a ver com fazer um desejo e esperar que ele se realize, mas de mobilizar as vibrações e as energias com sabedoria. Descubra a lei da atração e 5 maneiras de usá-la.

Artigos favoritos

Arrepios espirituais, que mensagem transmitem?

De repente sente um arrepio, ao longo da sua coluna vertebral e até fica com pele de galinha. Mas nem está assim tanto frio. Sente-se bem mas este arrepio trespassa-o/a. É certamente um arrepio espiritual. Estes arrepios espirituais não devem ser ignorados pois transmitem uma mensagem.

Viagem astral: técnica, segredos e perigos

Já ouviu falar da viagem astral? Talvez tenha ouvido falar e quer agora também lançar-se, mas, atenção, porque esta prática exige alguns conhecimentos e deve ser encarada com seriedade. Por isso, damos-lhe a conhecer tudo o que precisa saber sobre esta extraordinária experiência. Técnica, segredos e perigos do processo para que não viaje no seu plano astral sem estar minimamente informado/a.

Como atrair as energias positivas? 4 conselhos simples e eficazes

Sente-se deprimido/a, lento/a e tem a sensação de atrair só más pessoas. Diga basta! Todos nós estamos rodeados de energias positivas e negativas. Estas últimas prejudicam fortemente o nosso sucesso e impedem-nos de viver alegremente e afetam o nosso bem-estar. Todos nós precisamos de energia positiva, por isso partilhamos 8 ações simples para a atrair à sua casa e à sua vida.

Merkabah, como utilizar e ativar este símbolo espiritual?

O merkabah faz parte da geometria sagrada. Na mística judaica fala-se de um carro que permite ao ser humano aceder a outras câmaras ou palácios celestiais. No quotidiano, este poderoso símbolo esotérico traz proteção, vitalidade, realização e espiritualidade.

O que diz o seu Signo sobre si?