Aromaterapia - o poder dos aromas

Atualizado no dia por Inês Moreira

A Aromaterapia é uma Terapia Alternativa que lhe permitirá relaxar corpo e mente, assim como tratar alguns problemas respiratórios musculares, entre outros... É claro que deverá consultar sempre um Especialista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, mas a Aromaterapia poderá ser-lhe muito útil!

Aromaterapia é um área específica da medicina herbal que utiliza óleos vegetais para curar o corpo e a mente.  Ao contrário das plantas utilizadas na medicina herbal comum, os óleos essenciais não são ingeridos, mas sim inalados ou aplicados na pele. 

Por vezes, podem ser utilizadas técnicas de massagem terapêutica como um complemento ao tratamento...  

<<<<< Transforme a sua vida! Faça agora a sua consulta de Mesa Radiónica! 

Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 (horário de Portugal Continental).


Os óleos essenciais foram utilizados ao longo dos séculos em tratamentos:  na China em 4500 a.C.; no antigo Egipto utilizavam-se óleos essenciais para fins terapêuticos, e para o embalsamamento e, na Grécia antiga, médicos como Hipócrates utilizavam ervas e óleos essenciais para curar os pacientes.


Benefícios da Aromaterapia

A Aromaterapia tem várias propriedades: analgésico, antibiótico, anti-séptico, expectorante, diurético e poderá ajudar a tratar vários problemas tais como o desconforto gastro-intestinal, doenças da pele, dores pré-menstruais; sintomas relacionados com o stress, perturbações de humor, problemas circulatórios, infecções respiratórias, entre muitos outros.


Para além dos benefícios físicos, a aromaterapia acalmar-lhe-á o espírito, ajudá-lo/a-á a relaxar, a encontrar um equilíbrio...



Como utilizar os óleos essenciais?

Antes de utilizar qualquer óleo essencial, é necessário consultar um Especialista: 

- os óleos de aromaterapia vendem-se em lojas especializadas (a não confundir com os óleos dos difusores habituais);

- os óleos deverão estar protegidos do calor pois são inflamáveis

- pessoas com problemas respiratórios não devem fazer vapores com estes óleos (consulte um Especialista!)

- Consultar um Especialista antes de utilizar os óleos em crianças e/ou bebés!

- Antes da utilização continua, deverá fazer sempre um teste na parte de trás do pulso para ver se há reação alérgica. Após 12 horas, se ocorrer irritação, não utilize o óleo e consulte um Especialista.


Inalação: inalado através de vapor ou embebendo um lenço com óleos essenciais. Também poderá utilizar alguns óleos em difusores.

Banhos aromáticos: A maneira mais fácil de utilizar a aromaterapia é colocando óleos essenciais e/ou sais de banho na água do banho. Assim conseguirá relaxar completamente.

Massagem: este método é utilizado directamente sobre a pele, mas sempre diluído com azeite ou utilizando uma loção diluída 2 a 10% de óleo essencial para evitar alergias na pele.

Cataplasma quente ou frio: para tratar doenças de pele ou problemas musculares.


<<<<< Faça agora a sua consulta de Mesa Radiónica e descubra os benefícios terapêuticos!


Quais são os óleos essenciais mais utilizados?

  • Bergamota

    Tem uma ação estimulante, refrescante e ao mesmo tempo calmante e revitalizante.

    As propriedades curativas deste óleo aliviam a ansiedade e o stress, protegendo de possíveis depressões.

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Inês Moreira

Inês é redatora do site meu.astrocenter.pt. Sonhadora, apaixonada por Psicologia e Jornalismo, está ligada ao Tarot e à Astrologia desde a infância. Foi explorando este lado mais místico durante algum tempo, mas somente, aos 23 anos encontrou o equilíbrio e descobriu a sua vocação... Escrever para u...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado em 2024, prepare-se para ficar em pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Descubra qual é o melhor look de Verão para o seu Signo!

Todas temos vontade de dar nas vistas no Verão, sendo as mais belas e "estilosas"! Mas todas as tendências, todas as influências tornam a escolha de um estilo num verdadeiro quebra-cabeça! Qual será a peça de roupa que lhe fica melhor? Que parte do seu corpo deverá destacar durante esta estação? Qual será o acessório perfeito? Descubra os nossos conselhos para cada signo e deixe a "praia" boquiaberta!

Últimos artigos

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Quartzo rosa: origens e virtudes da pedra do amor

Representando 12% da litosfera, o quartzo rosa torna feliz quem o possui. Quem não sonha ter uma pedra que traz amor, ternura e compaixão à sua vida, enquanto cura as feridas emocionais? Quer atue nas suas relações ou no seu sono, traz suavidade e harmonia. Descubra as origens e virtudes desta pedra preciosa.

Que incenso escolher para atrair o amor?

Ah, o amor, que mais se pode pedir? Não é fácil encontrar, é difícil de manter, mas o incenso e os seus poderes podem ajudar-nos. Que incenso usar para que a sua cara-metade se apaixone loucamente por si ou para a conhecer? Incenso de rosas ou mel? O amor poderá estar ao virar da esquina...

Como equilibrar o seu Yin e Yang?

O nosso corpo está repleto de energias que circulam através dos meridianos. Estes meridianos são Yin e Yang. Se estiverem desequilibrados, o stress, as doenças ou a depressão podem aparecer. É por isso que é importante saber equilibrar estas duas forças opostas que nos animam!

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

Artigos favoritos

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Qual é o significado da cor "Azul"?

Cor da imensidade que lembra o céu e o mar, o azul é uma cor de contemplação. Fria e intensa ao mesmo tempo, o azul é repleto de tons que simbolizam a paz e a serenidade assim como o sonho e o sono. Mas, quais são os segredos desta cor universal?

Numerologia do Amor

A sua relação dará certo? Será que foi desta que encontrou a alma gémea? Desvende o significado dos números que regem a sua vida sentimental…

Porque é que nunca deve soprar numa vela para a apagar?

As velas têm um poder muito forte em muitos rituais ou em magia negra, vermelha ou branca. Se a chama pode acalmar as almas e afastar os maus espíritos, sabia que soprar a vela destrói todos os seus efeitos? Descubra porque nunca deve soprar uma vela para a apagar.

Significado da comichão na mão esquerda

A palma da sua mão esquerda faz comichão? Talvez seja porque o seu corpo está a tentar avisá-lo/a de algo por detrás dessa ligeira comichão. Ganhará dinheiro ou perderá? O que quer que seja, a comichão na mão esquerda está sempre relacionada ao dinheiro.

O que diz o seu Signo sobre si?